Agenda

Pré-estreia de “Nós, Carolinas”, no Dia Internacional da Mulher

Dona Carolina Augusta de Oliveira, homenageada. Foto: Vinicius Bopprê

Dona Carolina Augusta de Oliveira, homenageada. Foto: Vinicius Bopprê

Produzido pelo coletivo “Nós, mulheres da periferia”, o documentário “Nós, Carolinas” realiza sua pré-estreia na Galeria Olido, no Dia Internacional da Mulher. O filme questiona e denuncia a invisibilidade de moradoras das regiões periféricas da cidade de São Paulo, abordando racismo, solidão, maternidade e autoestima.

“Nós, mulheres da periferia” é formado por comunicadoras que promovem discussões sobre o que é ser mulher em áreas marginalizadas e de alta vulnerabilidade. O primeiro documentário produzido pelo grupo apresenta vida e dificuldades de mulheres dos quatro cantos da capital paulista.

Apesar de terem entre 18 e 93 anos, as entrevistadas têm muito em comum no que diz respeito aos impactos do machismo sobre suas histórias, além das desigualdades raciais e sociais a que permanecem submetidas desde o sistema escravocrata. “Nós, Carolinas”, é uma homenagem a uma das entrevistadas da produção, Dona Carolina, que carrega consigo o mesmo nome de Carolina Maria de Jesus, uma das maiores escritoras do Brasil.

O curta entra em circuito logo depois do lançamento, durante o mês de março, em diferentes regiões de São Paulo, incluindo Cidade Tiradentes e Guaianases, na zona leste, Parque Santo Antônio, na zona Sul; Jova Rural, zona norte e Perus, região noroeste, os bairros das protagonistas Carolina Augusta, Joana Ferreira, Renata Ellen Soares e Tarcila Pinheiro.

Serviço:

Pré-estreia do documentário “Nós, Carolinas”
Data: 8/3, às 19h.
Local: Galeria Olido –  Av. São João, 473 – Centro, São Paulo

Circuito
11/3 – Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes – Cidade Tiradentes
16/3 – CIEJA Campo Limpo – Parque Santo Antônio.
18/3 –  Biblioteca Cora Coralina – Guaianases
24/3 – Biblioteca Padre José de Anchieta – Perus

Sinopse
Uma senhora cheia de memórias sobre o interior de São Paulo. Uma menina que se orgulha de seu cabelo black-power. Uma mulher que voltou a estudar depois dos 50 anos e uma arte-educadora que dribla o tempo para conciliar maternidade e sua vida pessoal. Todas elas unidas por uma mesma geografia: a periferia da cidade de São Paulo. “Nós, Carolinas” traz as vivências e vozes de quatro mulheres que moram em diferentes bairros: Parque Santo Antônio, zona Sul; Jova Rural, zona norte; Perus, região noroeste e Guaianases, na zona leste. Joana Ferreira, Carolina Augusta, Renata Ellen Soares e Tarcila Pinheiro falam o que é ser mulher da periferia em cotidianos particulares, mas conectados pelo recorte de classe, raça e de gênero.  Assim como a escritora Carolina Maria de Jesus, que encontrou na escrita um instrumento para superar sua invisibilidade, essas outras Carolinas também invisíveis aos olhos do centro, usam a potência de sua voz para romper silêncios.

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Agenda

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

“Contando África em Contos” tem sessões gratuitas em novembro e dezembro

“Contando África em Contos”, espetáculo que traz memórias ...

Facebook

Newsletter