fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 27 novembro 2021
HomeAgendaPré-estreia de "Nós, Carolinas", no Dia Internacional da Mulher

Pré-estreia de “Nós, Carolinas”, no Dia Internacional da Mulher

Dona Carolina Augusta de Oliveira, homenageada. Foto: Vinicius Bopprê
Dona Carolina Augusta de Oliveira, homenageada. Foto: Vinicius Bopprê

Produzido pelo coletivo “Nós, mulheres da periferia”, o documentário “Nós, Carolinas” realiza sua pré-estreia na Galeria Olido, no Dia Internacional da Mulher. O filme questiona e denuncia a invisibilidade de moradoras das regiões periféricas da cidade de São Paulo, abordando racismo, solidão, maternidade e autoestima.

“Nós, mulheres da periferia” é formado por comunicadoras que promovem discussões sobre o que é ser mulher em áreas marginalizadas e de alta vulnerabilidade. O primeiro documentário produzido pelo grupo apresenta vida e dificuldades de mulheres dos quatro cantos da capital paulista.

Apesar de terem entre 18 e 93 anos, as entrevistadas têm muito em comum no que diz respeito aos impactos do machismo sobre suas histórias, além das desigualdades raciais e sociais a que permanecem submetidas desde o sistema escravocrata. “Nós, Carolinas”, é uma homenagem a uma das entrevistadas da produção, Dona Carolina, que carrega consigo o mesmo nome de Carolina Maria de Jesus, uma das maiores escritoras do Brasil.

O curta entra em circuito logo depois do lançamento, durante o mês de março, em diferentes regiões de São Paulo, incluindo Cidade Tiradentes e Guaianases, na zona leste, Parque Santo Antônio, na zona Sul; Jova Rural, zona norte e Perus, região noroeste, os bairros das protagonistas Carolina Augusta, Joana Ferreira, Renata Ellen Soares e Tarcila Pinheiro.

Serviço:

Pré-estreia do documentário “Nós, Carolinas”
Data: 8/3, às 19h.
Local: Galeria Olido –  Av. São João, 473 – Centro, São Paulo

Circuito
11/3 – Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes – Cidade Tiradentes
16/3 – CIEJA Campo Limpo – Parque Santo Antônio.
18/3 –  Biblioteca Cora Coralina – Guaianases
24/3 – Biblioteca Padre José de Anchieta – Perus

Sinopse
Uma senhora cheia de memórias sobre o interior de São Paulo. Uma menina que se orgulha de seu cabelo black-power. Uma mulher que voltou a estudar depois dos 50 anos e uma arte-educadora que dribla o tempo para conciliar maternidade e sua vida pessoal. Todas elas unidas por uma mesma geografia: a periferia da cidade de São Paulo. “Nós, Carolinas” traz as vivências e vozes de quatro mulheres que moram em diferentes bairros: Parque Santo Antônio, zona Sul; Jova Rural, zona norte; Perus, região noroeste e Guaianases, na zona leste. Joana Ferreira, Carolina Augusta, Renata Ellen Soares e Tarcila Pinheiro falam o que é ser mulher da periferia em cotidianos particulares, mas conectados pelo recorte de classe, raça e de gênero.  Assim como a escritora Carolina Maria de Jesus, que encontrou na escrita um instrumento para superar sua invisibilidade, essas outras Carolinas também invisíveis aos olhos do centro, usam a potência de sua voz para romper silêncios.

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES