Serena e Vênus Williams – foto reprodução
Por Carol Lee
Final das Irmãs Williams, no topo do mundo do tênis, sábado 28/01, 6h30 direto da Austrália
Olha a situação… você entra e páh: toma aquela medida de cima a baixo, indicando que aquele lugar não é para você. Ou melhor… recebe pelo olhar a mensagem: “negrinhx, ponha-se no seu lugar…”
Claro que você lembra bem a ocasião, né? Foi no shopping? Numa oportunidade de trabalho? No novo emprego? Num cargo um pouco mais alto? Nós negros temos muitas histórias onde “a sociedade” quer nos indicar o lugar… ou nos impedir de chegar lá…
E a gente está sempre à espera de uma ocasião para mudar isso, né? Pois bem, então… compromisso marcado: sábado é final do Aberto da Austrália!
Serena Williams em ação – foto reprodução
Antes que você torça o nariz, pensando que esse esporte não é coisa de negrxs (cuidado, cuidado, não deixa o preconceito brotar em você!), pira em alguns trechos dessa linda história…
Parecia mesmo não ser esporte para negrxs… surgido na Europa, o tênis foi pensado (é isso mesmo, planejado assim) para ser esporte de elite.
Sua contagem não é 1,2,3 etc, não é decimal, de propósito!
Afinal, o povo deveria estar sempre trabalhando, enquanto a aristocracia se divertia num esporte que os demais não deveriam entender mesmo…
Vênus Williams – foto reprodução
Avançando rápido para a vida nos Estados Unidos, anos 80, eis que o Sr Williams, um negrão de origem simples (mas pensa num negrão inteligente!) assistindo a um jogo na TV, percebe que as premiações são muito atrativas… e coloca suas filhas para jogar.
Sr. Williams e filhas – foto reprodução
Muito atléticas, as meninas logo mostram aptidão! Mas a inteligência do Sr Williams foi além, chega a ser iluminação: ele manteve as meninas em campeonatos restritos às Escolas Públicas, mesmo com elas vencendo tudo!!! E mesmo com convites irresistíveis! Mas por quê?
Sr. Williams protegeu a auto-estima das meninas até que elas tivessem maturidade suficiente para aguentar o mais difícil…
Na hora certa, ele preparou e soltou as feras para cruzar o caminho do gueto para o mundão! Quando isso aconteceu, veio o óbvio, que todos nós bem conhecemos… sabotagem, agressões, bulling do mais agressivo… afirmações do tipo:
– são fortes , mas não são inteligentes;
– são feias;
– são homens;
E elas venceram tudo! palmas, palmas, palmas! clap your haaaaaaaannds!
As Williams venceram todos os testes, todas as provas, todos os laboratórios, toda desconfiança do mundo!
Vênus Williams – foto reprodução
Por isso sábado, a festa é minha, a festa é sua, a festa é nossa! E é tão especial…
As duas irmãs, aos 35 e 36 anos, estão no topo do mundo, na final de um Grand Slam. E qualquer que seja o resultado, ganha como melhor do mundo do tênis neste momento, uma Williams, uma menina negra.
Serena Williams – foto reprodução
Em tempo: existem vários torneios no mundo do tênis e apenas 4 são os mais prestigiados: Australian Open, US Open, Wimbledon e Roland Garros. (como pronuncia? quando ocorrem? como são as regras do tênis… ah relaxa, vem curtir a festa sábado… e vamos aprendendo… quem sabe o próximo talento está na sua família!)
Trilha para curtir Irmãs Williams em quadra: Black Music, da booooa!
Go Power!