Um casal de pacientes com deficiência auditiva foi a um hospital do SUS para se comunicar. Durante a consulta, a surpresa: Fred Nicácio, médico negro e ouvinte, podia se comunicar com o casal por Libras.
Quando os dois entraram na sala, o médico rapidamente percebeu que não eram ouvintes e estabeleceu o primeiro contato, já que sabia um pouco de libras, conforme conta em seu Instagram.
“Foi incrível ver nos olhos deles o brilho e a expressão de felicidade ao ver que o médico do lado de cá estava literalmente entendendo a sua dor”, completou na publicação.
Ao final da publicação, o médico lembra que “representatividade, acessibilidade e inclusão importam muito sim”. O caso emocionou internautas, reafirmando o quanto uma medida inclusiva pode resultar em outra medida inclusiva.
No Brasil, infelizmente, ainda é raro ser atendido por médicos negros. Por outro lado, é gratificante saber que quem, assim como Fred Nicácio, tem alcançado o sonho da medicina, tem se preocupado ainda em tornar o atendimento um sonho também para o paciente.