“Foram inúmeras as ofensas proferidas pela massa de internautas contra a dignidade e o decoro da vítima Maria Júlia, tudo em razão de sua cor é raça.”, diz trecho da sentença
Nesta segunda (9), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo condenou dois homens por racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho, da TV Globo. Os fatos aconteceram em meados de 2015, quando os acusados utilizaram perfis falsos para promoverem ofensas contra a apresentadora.
O juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Capital Paulista, responsável pela sentença, entendeu, ainda, que Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Sales cometeram também crime de corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática dos mesmos crimes.
Ainda de acordo com o magistrado, “foram inúmeras as ofensas proferidas pela massa de internautas comandada por Erico e Rogério contra a dignidade e o decoro da vítima Maria Júlia, tudo em razão de sua cor é raça.”
Erico foi condenado a seis anos de reclusão e Rogério a cinco anos em regime semiaberto, mais multa pelos crimes cometidos. Entretanto, os dois condenados poderão recorrer da sentença em liberdade, segundo o entendimento do juiz.