Idris Elba apresentou o show que conta com algumas das maiores estrelas da África na música.
- Da Nigéria, Burna Boy foi nomeado ao Grammy para o melhor álbum de música global
- Angelique Kidjo é uma cantora, compositora e ativista do Benin. É uma das performers mais respeitadas do continente africano e já ganhou três Grammys em sua grande carreira.
- Diamond Platnumz é um artista tanzaniano e músico premiado. Em 2015, ele ganhou o MTV Europe Music Award por Melhor Performance da África, Oriente Médio e Índia.
- Yemi Alade, nascida na Nigéria, ganhou fama depois de um show de talentos em 2009 e é mais conhecida por seu hit “Johnny”, que virou um hino internacional.
- Tiwa Savage ganhou o prêmio de Melhor Performance do MTV Europe Awards de 2018, se tornando a primeira mulher a ganhar a categoria.
- O premiado artista nigeriano Wizkid tem participações com diversos internacionais incluindo Drake, Wale, Skepta e Beyoncé.
- O premiado cantor nigeriano Mr. Eazl é pioneiro na música Banku, uma fusão musical entre o estilo highlife ganense e as progressões e padrões dos acordes nigerianos
- Sho Madjozi, uma cantora sul-africana, ganhou o prêmio Nova Performance Internacional do BET. Em seu discurso, ela disse “Minha história é prova de que você pode vir de qualquer vila, em qualquer parte esquecida do mundo, e ainda assim ser uma estrela.”
- A cantora, compositora e poeta sul-africana Busiswa Gqulu ganhou fama depois de sua participação na música “My Name Is”, com a popular DJ também sul-africana Zinhle.
- Mwila Musonda, também conhecido como Slapdee, é um rapper zambiano que usa sua gravadora para arrecadar doações para orfanatos locais e hospitais infantis.
Algumas das maiores estrelas africanas estiveram no line-up de um show online de 2 horas de duração nessa segunda para celebrar o Dia da África.
Idris Elba, ator e músico, apresentou o show chamado “Africa Day Benefit Concert at Home” [Show Beneficiente do Dia da África em Casa, em tradução livre], através de uma parceria com o canal MTV Base Africa e o YouTube.
Idris Elba, que foi diagnosticado com COVID-19 em abril diz que o show visa arrecadar fundos para aqueles que foram afetados pelo Covid-19.
Todas as arrecadações irão para o World Food Program e para a UNICEF, que estão apoiando comunidades afetadas pelo coronavírus por todo o continente, de acordo com a declaração do YouTube e da ViacomCBS Network Africa (criadores da MTV).
O continente africano tem mais de 95 mil casos do vírus e 2,995 mortes em decorrência da doença (reportadas até 21 de maio).
O show contou com apresentações de diversos artistas como Angelique Kidjo, do Benin, Sauti Sol, do Quênia, Sho Madjozi, da África do Sul, e Burna Boy, da Nigéria.
O comediante sul-africano, Trevor Noah e Zozibini Tunzi, atual Miss Universo, e o rapper Sean Paul também foram apresentadores convidados para o line-up, de acordo com os organizadores.
O Dia da África é uma comemoração dos sucessos da Organization of African Unity [Organização da Unidade Africana] desde sua criação, em 25 de maio de 1963, na luta contra o colonialismo.
Idris Elba critica ‘teorias estúpidas’ sobre negros e coronavírus
Diferentes países no continente, assim como outros países no mundo, celebram a data.
Combatendo o vírus com música
A música tem sido uma ferramenta na lua contra o coronavírus.
Desde que atingiu o continente, estrelas da música criaram músicas e coreografias para educar o público sobre os perigos da doença.
A vencedora do Grammy Angelique Kidjo, que também se apresentará no show beneficente, lançou uma música em maio para espalhar a consciência global dos perigos do Covid-19.
A música “Pata Pata”, uma nova versão da música de 1967 de Miriam Makeba, foi gravada por Kidjo clamando para que as pessoas mantivessem suas mãos limpas, ficassem em casa e evitassem tocar umas às outras como formas de minimizar a proliferação do vírus.
Bob Wine, político e pop star ugandense fez algo semelhante, lançando uma música em março reforçando a importância da higiene pessoal na luta contra a doença.
Alex Okosi, diretor responsável pelos mercados emergentes na Europa, no Oriente Médio, e na África do YouTube diz que o show quer usar a música africana para conectar o mundo.
“O YouTube tem orgulho em ser uma plataforma para o incrível talento que em celebrar o Dia da África ter um papel em ajudar a arrecadar fundos para aqueles afetados pelo Covid-19 no continente”, ele disse em uma declaração.
O show foi exibido no canal do YouTube da MTV Base Africa e pode ser conferido AQUI.
Via: CNN