“Essa senhora parou a gente hoje na volta da faculdade e pediu para tirar foto porque ficou emocionada por ver um grupo de pretos com uniforme da faculdade”. É assim que começa a legenda de uma foto que atingiu quase 20 mil curtidas no Facebook.
O clique é resultado de um encontro emocionante entre uma senhora negra e quatro jovens negros universitários. Segundo o relato de um deles, dona Janete se surpreendeu ao ver os meninos reunidos com o uniforme da FMU.
Na publicação, um dos estudantes de educação física diz o quanto espera que nos próximos anos isso não seja uma surpresa, lembrando ainda que sabemos como as coisas funcionam no Brasil e por isso a manifestação da senhora foi tão importante.
Ao mesmo tempo que é lindo ver gente como dona Janete tendo a chance de ver o mundo mudando, é triste saber o quanto está mudança demora. Mas ainda assim, para todas as partes, gratificante.
De um lado, o reconhecimento e a identidade negra se esbarrando por aí, de outro a representatividade aumentando em espaços antes inimagináveis. É o que queremos. Parabéns, dona Janete, por reconhecer esta luta e sucesso aos estudantes, Kauan Jonatas, Rodrigo Ramos, Wesley de Camargo e Eril Neto.