Na próxima quarta-feira (22), entra em cartaz a exposição “Diáspora”, de Josafá Neves, na Caixa Cultural. O artista traz, a partir dos retratos produzidos, a consciência da negritude e o rico patrimônio construído pela descendência africana no Brasil.
A mostra reúne esculturas, pinturas e gravuras que o artista produziu ao longo de quatro anos, sempre valorizando referências identificadas nas religiões de matriz africana. Utilizando as mais diversas técnicas, alguns dos retratados são o ator Grande Otelo e o escritor Luiz Gama.
As obras de Josafá buscam dar visibilidade à formação histórica, social e cultural do Brasil, a partir da representação dos negros na música, nas artes plásticas, na militância, dentre outros espaços onde, infelizmente, essa parcela quase não é retratada.
Durante quatro anos, o artista pesquisou o tema que intitula sua exposição, na tentativa de alcançar e divulgar o patrimônio imaterial brasileiro. Neves, autodidata, faz uso de cores vibrantes e traços singulares para dar seu olhar à história.
Serviço:
Caixa Cultural – Praça Da Sé, 111 – São Paulo – SP
De 22 de março à 14 de maio, das 9h às 21h
Entrada franca e classificação livre