fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 23 janeiro 2022
HomeMúsicaHit Radio Portugal e o Rap da Margem Sul nessa semana especial

Hit Radio Portugal e o Rap da Margem Sul nessa semana especial

radioportugal

Essa semana uma rádio da grande Lisboa dá visibilidade à cena do Rap português e nós, das terras de cá, podemos conferir como anda o rap de lá pela internet. De hoje até dia 24, serão 10 músicas por hora. Os artistas são rappers “da velha e da nova escola”. Trata-se de uma parceria da Hit Rádio com o Museu Nacional de Arte Antiga para divulgar a Semana da Margem Sul (SMS).

Jan Le Bris de Kerne é diretor de programas da Hit Rádio Portugal e diz que “Estes rappers fazem parte do patrimônio cultural português tal como os museus, tal como fado”. É interessante como o rap é o grito das periferias em todo o mundo e como todo o mundo – apesar dos ocultamentos midiáticos – tem periferias. Muitos aqui no Brasil não imaginam que a França ou Portugal têm periferias. Mas sinto informar que a lógica do capitalismo não sustenta a distribuição do capital, ao contrário, sua lógica é intrinsecamente desigual. E eis que o rap está aí pelo mundo para nos mostrar que em Portugal também há o que se reivindicar.

A margem sul foi chamada de “deserto” pelo ex-ministro português Mário Lino, segundo ele “Não há cidades, não há gente, não há hospitais, nem hotéis nem comércio”. O rap respondeu ao insulto e continua respondendo sobre toda a vida que existe por ali. Escolhemos alguns vídeos pra conhecermos os trabalhos de alguns dos artistas da Margem Sul…

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES