A indústria da beleza, assim como a da moda, já foi um daqueles espaços onde os grandes nomes são sempre brancos. Isso porque essas são áreas em que o racismo, principalmente estrutural, é uma constante, de forma que negros e negras não correspondam à expectativa imagética que o cliente branco tem sobre o estabelecimento.
Felizmente, isso tem mudado. Agora, negros e negras não apenas trabalham nos espaços de beleza, como os gerenciam. Detice Felix é um exemplo vivo: em meados de 2018, com apoio de seu sócio Aguinaldo Alves, a mulher negra inaugurou seu próprio salão, o Detice Coiffeur.
O sonho de Detice começou 20 anos atrás, quando fez seu primeiro trabalho como manicure. A partir daí, ampliou a atuação na área da beleza: aperfeiçoou os conhecimentos como massagista, depiladora e design de sobrancelhas. Preparada, decidiu então, depois de muitos anos, investir em seu próprio negócio.
Deu certo! O estabelecimento, cujo projeto arquitetônico foi realizado por Guto Graciano, apresenta design arrojado e torna o espaço digno de fazer não apenas os cabelos, mas a cabeça dos clientes. Detice Coiffeur está localizado na Rua Marques de São Vicente, 52 – loja 364, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro.