19.5 C
São Paulo
sexta-feira, 03 abril 2020
Home Notícia Coronavírus: Saiba como está a situação no Continente Africano

Coronavírus: Saiba como está a situação no Continente Africano

Continente Africano apresenta situações precárias para enfrentar a pandemia

Segundo dados oficiais fornecidos pelo Ministério da Saúde do Egito, foram registrados no país menos sessenta casos de infecção por coronavírus.
Egito é o principal país africano atingido pelo coronavírus. (Foto: Divulgação)

Com 54 países e 1,3 bilhão de pessoas, o Continente Africano era o menos afetado pelo coronavírus até a última sexta-feira (20). Ao todo, o continente registra pouco mais de 1200 casos em 42 países. Destes, o Egito (196), seguido por África do Sul (116), Argélia (73) e Marrocos (54) lideram os casos segundo dados disponibilizados até quinta-feira (19) pela Agência da União Europeia para Controle e Prevenção de Doenças, um dos órgãos que vêm sistematizando dados sobre a pandemia no mundo.

Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem demonstrando preocupação com o possível avanço da pandemia no continente. Na última quinta-feira (19), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o etíope Tedros Ghebreyesus fez um alerta. “A África, meu continente, precisa acordar”, disse ele, numa entrevista coletiva em Genebra. “É preciso evitar grandes concentrações e fazer todo o possível para cortar [a pandemia] pela raiz, esperando que o pior pode acontecer.”, afirmou.

Mesmo com o risco iminente, poucos países adotaram medidas mais extremas para conter o avanço da pandemia. Segundo o jornal O Globo, Marrocos, Tunísia e Ruanda eram os únicos países que, até domingo (22) haviam adotado o confinamento da população em casa para tentar conter a transmissão. Enquanto isso, o restante havia realizado apenas o fechamento de grandes locais como igrejas, bares e restaurantes.

Há, contudo, uma grande preocupação de que muitas transmissões do vírus sequer tenham sido detectadas devido as precariedades dos sistemas de saúde locais. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Vítima do coronavírus, morre professor que financiava secretamente alunos pobres no RN

Luiz Di Souza financiava por conta própria alunos pobres no Rio Grande do Norte; Professor foi vítima do coronavírus

DJ Jazzy Jeff perdeu olfato e paladar e suspeita que está com coronavírus

Coronavírus não "liga para quem você é”, afirmou Jazzy Jeff que, no Brasil, ficou conhecido por ter interpretado Jazz, o melhor...

Lizzo distribui almoço para equipes médicas das áreas mais afetadas pelo coronavírus

Lizzo doou almoço para vários médicos e enfermeiros (Foto: Divulgação) A cantora Lizzo distribuiu recentemente almoço...

Elza Soares, Djamila Ribeiro, Tia Má: artistas repudiam ataques racistas contra Maju e Thelma

Vários artistas negros repudiaram as ofensas sofridas por Maju e Thelma; TNM selecionou algumas manifestações Maju Coutinho e...

COMENTÁRIOS RECENTES