Na guerra ao combate ao coronavírus, a Oriba – marca paulistana lançou (dia 6) moletom com tecido antiviral que garante 99,9% de eficácia contra a contaminação do coronavírus por contato. Não dá pra ignorar a importância do lançamento com o que estamos vivendo em tempos de pandemia. E já não é de hoje, que como colunista de moda de TNM, estava de olho nesta marca super cool por suas escolhas em investir em produção consciente e sustentável e dar preferência a casting de modelos negros em sua publicidade. A linha antiviral é pequena (capsula) composta por duas blusas de moletons e uma calça que são feitas de algodão orgânico com certificado GOTS (Global Organic Textile Standard) – cuja produção emite -45% de CO2 e o cultivo reduz o consumo de água em até 87% , e aqui entra o aditivo que desativa vírus e bactérias em até 1 minuto após o contato, reduzindo a necessidade de lavagem com frequência. A durabilidade do aditivo é de 20 ciclos de lavagem, mas pode garantir até 50, caso todas as orientações contidas na etiqueta sejam praticadas.
É confiável?
Os testes foram feitos pelos laboratórios de virologia aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Estadual de Campinas e seguem as normas da ISO 18184 (Determination of Antiviral Activity of Textile Products) e AATCC 100 (American Association of Textile Chemists and Colorists) certificando as peças ao que promete cumprir – auxiliar na diminuição do contágio do coronavírus por contato.
O que diz o fundador da marca sobre a linha antiviral
“Começamos a utilizar esse aditivo antiviral e antibacteriano em itens que lavamos com menos frequência, para aumentar a segurança de quem estiver usando a peça, mas também para reduzir o número de vezes que lavamos as nossas roupas por medo de nos contaminarmos, dessa maneira reduzimos o consumo desnecessário de água e energia elétrica. Peças que lavamos todos os dias já não têm essa necessidade”, esclarece Rodrigo Ootani, sócio-fundador da Oriba, que com certeza devido a importância funcional das peças deverá expandir a linha antiviral.
Funcionalidade das peças
• Prático: não precisa ser lavado com grande frequência.
• Aditivo capaz de eliminar o Coronavírus da peça em até 01 MINUTO.
• Proteção que se estende por, no mínimo, 20 lavagens.
• não tóxico e não prejudicial à saúde.
• Produção limpa e tecido super confortável.
• Emite -45% de CO2 em sua produção
• Cultivo que reduz o consumo de água em até 87%.
• Algodão Orgânico com os certificado GOTS.
O moletom antiviral está disponível no e-commerce da marca em duas cores – preto e off-white e parece valer o investimento pelo que promete. As peças vão de 270,00 a 330,00 reais.
Proposta da marca
Oriba que significa “Alegre” na língua Tupi nasceram com uma consciência ambiental e social, com o propósito de investir na educação de crianças no Brasil e traz em seu DNA o dever social desde sua criação em 2013, sendo a primeira ideia deles criar uma ONG que apoiasse a educação infantil, mas a idéia de ONG foi substituída para criação e comercialização da marca com desafio de produzir peças sem excessos ou frescuras de produtos essenciais a preços justos. Atualmente, além da doação de um kit escolar a uma criança para cada peça vendida, a marca está doando 5 máscaras para cada peça vendida, doando em média mais de 30 mil máscaras de TNT cirúrgico para a periferia de São Paulo como parte do movimento #MáscaraParaTodos, e permanecendo com as lojas físicas fechadas para preservar clientes e funcionários da Covid-19.