fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 04 dezembro 2021
HomeAgendaConheça a oficina Maria Moana - Moda é para todos!

Conheça a oficina Maria Moana – Moda é para todos!

Com inscrições abertas a partir de 10 de fevereiro, oficinas culturais online e gratuitas de moda oferecem a jovens e adultos negros a oportunidade de produzirem figurinos e acessórios para o desfile da marca Maria Moana da coleção Primavera/Verão 2021, no Selina (RJ).

O projeto sociocultural Maria Moana – Moda É Para Todos é majoritariamente produzido por mulheres e negros. Ele visa beneficiar jovens e adultos negros de baixa renda, onde realizará oficinas culturais de moda – que inclui a produção e confecção de acessórios e figurinos artesanais e sustentáveis. A ideia é estimular a economia e o desenvolvimento criativo, proporcionando a este público uma nova forma de trabalho e remuneração que retratam seu próprio design dentro da arte.

Oficina Cultural Alfredo Volpi recebe Residência Mutatis

O projeto surge do desejo de transmitir às pessoas interessadas em montar figurinos na sua totalidade e utilizá-los de forma criativa, assinando seu próprio design e dando assim voz à racialidade dentro do mundo da moda. Através do módulo das oficinas que serão realizadas em plataformas digitais, temos a expectativa de expandir o projeto, tornando-o mais democrático, de possível acesso a todos. – afirma Bianca Silva, idealizadora da marca Maria Moana.

Quando a sociedade carrega em si um racismo estrutural, todos os setores, inclusive o da moda, tendem a ser racista. Considerando que o percentual social de 54% é formado por negros, dentro da moda, há poucos estilistas que não se classificam como brancos. Números esses que diminuem quando se trata de estilistas negros em um desfile de moda, com sua própria marca ou trabalhando em empresas, consagradas do segmento em cargos de criação. É possível ver negros na primeira capa ou desfilando em uma semana de moda, mas não criando e apostando seu design como conceito.

Neste cenário, além da produção de peças de figurinos e acessórios para a coleção Primavera/Verão 2021 e da fomentação de jovens negros, o projeto objetiva seguir a lógica de redução de custos e ganhos em vendas, a partir da criação executada pelos artistas iniciantes. A finalização do projeto será um desfile presencial no Selina, no Centro do Rio de Janeiro, da nova coleção da Maria Moana com o tema: “Estampando design: Estilo Afro”, onde cada designer poderá mostrar seu conceito e sua arte de forma específica.

O projeto se dará com 02 oficinas (montagem de Bijuterias, com o Varal da Val, e Montagem de Figurino, com a Negrita Modas) online e gratuitas, com carga horária de 12 horas. Cada uma terá seis dias de atividades, divididas em 02 horas, em cada dia.  Sendo, 4 dias Online (na Plataforma Sympla) e 2 dias Presenciais com locais a definir.

As inscrições serão de 10 a 21 de fevereiro e você pode fazer a sua clicando aqui

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES