fbpx
19.5 C
São Paulo
terça-feira, 30 novembro 2021
HomeAgendaConheça o espetáculo “Marrom – Nem preto, nem branco?”

Conheça o espetáculo “Marrom – Nem preto, nem branco?”

Idealizado por Piéterson Duderstadt e Vilma Melo, espetáculo faz apresentações gratuitas em canal do YouTube, utilizando de linguagem divertida para falar sobre diversidade.


Inspirada na história real de Lorena de Melo Schaefer, Linda, a personagem, é filha de pai branco alemão e mãe negra brasileira. A jovem, então, é a fusão desse encontro entre duas pessoas com referências culturais e familiares distintas. Como não era branca como o pai, nem negra como a mãe, ela se definiu como marrom. Com uma narrativa divertida, ela enfrenta tudo com muito humor, personalidade e música, para fazer pessoas de todas as idades refletirem sobre a pluralidade cultural que existe ao nosso redor.

Conheça a oficina Maria Moana – Moda é para todos!

Moradora de um condomínio de classe média, seu sentimento de deslocamento aflora quando a professora pede uma redação sobre identidade e para colaborar, o professor de alemão sugere um trabalho sobre contos de fada e sua amiguinha (branca, loira e com olhos azuis) considera que a princesa tem que ser ela e não Linda. Estereotipada pela menina. Linda entra em crise. Após vivenciar episódios desconcertantes, Linda foge dos seus conflitos, em busca de um mundo onde todos sejam iguais a ela. Como toda fuga, muitas aventuras a aguardam na “Terra do Marrom”.

“Marrom – Nem preto, nem branco? ” estreou em julho de 2016 no Teatro Arena do SESC Copacabana, cumpriu temporada no Teatro Ipanema (2017), participou do circuito SESC- RJ e  duas vezes do projeto SESI X-Tudo (itinerante pelo estado do Rio de Janeiro), o primeiro cujo com tema foi  “Cultura Negra” e segundo comemorativo de 10 anos do projeto tendo sido escolhidos os espetáculos que tiveram mais repercussão. Além de apresentação em escolas, esteve presente também no Galpão Gamboa.

Com as temporadas, o espetáculo possui 4 indicações ao 3º Prêmio CBTIJ de Teatro, dentre elas as de Melhor Atriz (Vilma Melo), Melhor Autor (Renata Mizhari), Melhor Atriz Coadjuvante (Maíra Kestenberg); 2 indicações no Prêmio Zilka Sallaberry, em Melhor Texto e Melhor  Espetáculo e 2 indicações no 5º Prêmio Botequim Cultural, nas categorias de Melhor Texto (Renata Mizrahi) e Melhor atriz (Maíra Kestenberg).

Com texto de Renata Mizrahi e direção de Marcelo Alonso Neves, o espetáculo “Marrom – Nem preto, nem branco? ” traz a história de Linda, uma menina de oito anos que não entende o conceito de raça, só de cor e acaba se definindo como marrom durante sua busca para entender a sua real identidade. A temporada da peça será de 15 a 25 de fevereiro de 2021, no canal do YouTube, que é liberada em período integral.

Compartilhe

Vinícius Gonçalves
Geminiano, viciado em tecnologia, filmes de terror e cinema.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES