fbpx
19.5 C
São Paulo
domingo, 03 julho 2022
HomeNão Me RepresentaAtivista ugandesa é cortada de foto oficial de evento pelo clima

Ativista ugandesa é cortada de foto oficial de evento pelo clima

A ugandesa Vanessa Nakate, de 23 anos, participou de uma conferência de imprensa em Davos, Suécia, na última sexta-feira (24). Ao lado de outros ativistas pelo clima, Vanessa foi fotografada durante o evento.

A surpresa? A única negra presente no clique foi cortada da foto publicada pela Associated Press, uma das mais importantes agências de notícia do mundo.

“Não merecemos nada disto. África é o menor emissor de carbono, e somos os mais afetados pela crise climática. Apagar a nossa voz não vai mudar nada. Apagar a nossa história não vai mudar nada”, desabafou Vanessa nas redes sociais sobre o ocorrido.

O diretor de fotografia da Associated Press, por sua vez, declarou não ter sido proposital: “O fotógrafo estava a tentar tirar uma foto rapidamente, num prazo apertado, e fez o recorte por motivos de composição, porque considerar que elle achava que o prédio ao fundo era perturbador”.

O episódio demonstra mais uma vez o poder do racismo. A justificativa do diretor fere não apenas a ética audiovisual mas também a ética jornalística e demonstra que, infelizmente, negros e negras precisarão pensar sobre suas posições durante a captação de imagens daqui por diante.

Conheça o trabalho de Vanessa Nakate:

https://instagram.com/vanessanakate1?igshid=vdrtu9xwiwvn

Compartilhe

Amanda Sthephanie
Amanda Sthephaniehttps://todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES