Há muito falamos sobre a importância da união entre a comunidade negra. Em parte por nossa própria necessidade de se (re)conectar com os nossos e nossa ancestralidade. Mas também porque quem quer nos derrubar trabalha em conjunto há tempos… E, pensando nisso, é com muita satisfação que compartilhamos uma parceria entre a APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) e a Netflix.
Desde o início da pandemia, em especial nos Estados Unidos, muitos artistas têm se manifestado e oferecido sua solidariedade através de doações em dinheiro à comunidades negras que se encontram em situações de vulnerabilidade ainda maior em decorrência da quarentena. E quase sempre que isso acontece, recebemos como retorno pessoas questionando porque isso não acontece por aqui. Bem, aí está uma iniciativa.
APAN
A APAN (Associações de Profissionais do Audiovisual Negro) é uma instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros bem como a promoção de profissionais também negros para o mercado audiovisual.
A APAN está envolvida em projetos diversos e conta com parceiros como a Afroflix, a Todesplay e a Amazon. No site, você pode acompanhar ações como a plataforma EAD e o Festival Internacional de Audiovisual Negro do Brasil.
FAPAN
O Fundo de Amparo a Profissionais do Audiovisual Negro (FAPAN) é uma ação promovida pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) com intuito de ajudar profissionais LGBTQIA+, negros, mulheres chefes de família e pessoas com deficiência física (PCDs) no mercado audiovisual.
Em parceria com a Netflix, a associação ampliou o alcance do fundo, garantindo um maior número de profissionais beneficiados – ou representantes legais de empresas vocacionadas – com uma parcela única no mês de maio, de R$2.000,00 ou R$4.000,00. Ao todo, serão beneficiados 875 profissionais e 275 representantes legais.
Confira todos os requisitos e a relação de documentos necessários aqui.