fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 02 dezembro 2021
HomeBelezaAncestralidade negra é tendência de beleza em 2021 e afrofuturo!

Ancestralidade negra é tendência de beleza em 2021 e afrofuturo!

Por Carol Lee Dutra

Ancestralidade africana é tendência de moda e beleza em 2021, 2022,23,24… veja, guarde e consulte este dossiê com as principais tendências do ano.

O ano de 2020 foi atípico em todos os sentidos e, acima de tudo, causou uma revolução no comportamento da sociedade negra. E, o mais importante dessas mudanças vem sendo evidenciado pelo resgate a identidade negra reconhecida na ancestralidade africana.

Valorização a estética de ancestrais africanos

Um dos motivos, desta revolução negra, são os reflexos dos acontecimentos de 2020, que foram desde confinamentos devido a uma pandemia, a inaceitáveis fatos de cunho racistas ocorridos no ano. Como resultado, esses fatos “acenderam a luz” que geraram movimentos afrocentrados, a exemplo do Vidas Negras Importam.

ANCESTRALIDADE, MODA E SOCIEDADE

Moda  não é somente roupa, e sim uma simbologia, o reflexo da sociedade, o que nos permite entender os acontecimentos de determinado período” – SOUZA, Gilda Rocha – Companhia de Letras – SP, 1987.

Este conceito justifica o comportamento da sociedade preta nos últimos anos, que fortalecidos por movimentos afrocentrados, além, de um senso de união por justiça, voltaram se as potencialidades de seus ancestrais como forma de ressignificação do passado, fortalecimento da autoestima e reconstrução do futuro.  

Valorização a estética de ancestrais africanos

Por outro lado, por mais trágico que sejam os danos causados por fatos ocorridos em determinados períodos da história da humanidade, acima de tudo, são estes fatos que geram as grandes mudanças no comportamento de uma sociedade.

AFROFUTURO NA MODA

Influenciados pelos conceitos de movimentos como o *Afrofuturismo e o **Afropresentismo que visam um futuro de protagonismo negro, alguns artistas inspiraram suas obras nestes conceitos, por exemplo filmes de grande visibilidade como Black is King,  de Beyonce e Pantera Negra, da Marvel.

*AFROFUTURISMO

Movimento que propõe a sociedade imaginar futuros utópicos inspirados na ancestralidade africana ( anterior a diáspora), sendo este futuro imaginário, tecnologicamente desenvolvido e que o protagonismo seja negro em todos os setores da sociedade, podendo citar como exemplo, o universo retratado no filme Pantera Negra, da Marvel.

**AFROPRESENTISMO

Movimento semelhante ao afrofuturismo, entretanto propõe especulação de futuros reais de protagonismo negro. E, através de discussões, criação de estratégias e ações coletivas realizadas no presente possam tornar o futuro imaginário em realidade.

ANCESTRALIDADE AFRICANA É REFERÊNCIA AO AFROFUTURO!

Ancestrais africanos

A  publicidade “indireta” ocasionada pela indústria do cinema e da música a exaltação ao protagonismo negro, certamente foram as principais fontes de inspiração a diversos designers para suas criações em 2021.

Orixás do Candomblé – religião de matriz africana

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MODA E BELEZA EM 2021

CABELO

ACESSÓRIOS

MODA

BÔNUS TENDÊNCIAS

SOMBRAS EM AZUL OU VERDE SUPER MARCANTES – OLHOS EM DESTAQUE INSPIRADOS NOS POVOS EGÍPCIOS.

CABELOS CURTOS E DESCOLORIDOS – INSPIRADOS NAS GUERREIRAS AFRICANAS COM “AR” FUTURISTA

Compartilhe

Carol Lee Dutrahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES