Empresária e influenciadora, Ana Paula Xongani é referência para mulheres negras, no que diz respeito à identidade e também à realização profissional. Agora, mais uma conquista: a partir de junho, Xongani apresenta o programa “Se essa roupa fosse minha”, no GNT, ao lado de Mariana Franco e Giovanna Nader.
Com mais de 60 mil seguidores no Instagram, Ana Paula desenvolveu há alguns anos, ao lado de sua mãe, sua marca, Xongani, que significa “fique bonita”.
A partir disso, trabalhou em suas peças a identidade negra com muita inspiração no continente africano, principalmente em Moçambique, país que Ana visitou antes de dar início à marca.
Em entrevista à Marie Claire, a influenciadora citou o colorismo na comunicação, reforçando a importância da sua presença neste espaço: “Há pouco tempo, a mídia entendeu que é importante a presença de pessoas negras nas capas, nos filmes, nos times. Mas o próprio mercado precisa entender a importância de ter pessoas, além de negras, escuras. A maioria das pessoas negras que estão nos lugares com atenção midiática é clara. Por que ainda a gente tem pouco do que chama de proporcionalidade? Não basta ser negro, tem que ter diversidade nessa negritude. Onde tem a loura, a ruiva, a japonesa e a morena, tem que ter a negra escura, a negra clara, o cabelo crespo, cabelo endredado”.