Hora ou outra, Faustão é protagonista de comentários ofensivos ou preconceituosos. Desta vez, foi durante o quadro “Dança dos Famosos, quando a atriz Dandara Mariana se apresentava.
“Essa raça, vou te falar, viu… Vai bem na dança, nos esportes…”, comentou Faustão após a participação da atriz, que ficou visivelmente desconcertada com a fala do apresentador.
O comentário de Faustão, além de expressar surpresa na vitória de uma mulher negra, atribui sua conquista à raça da qual ela faz parte, errando ainda ao atribuir estereótipos aos negros.
“Essa raça”, Faustão, faz de tudo: canta, dança, vai bem nos esportes, ganha prêmio publicitário, se comunica em sinais durante atendimento médico, recebe reconhecimento pela atuação, torna-se consultora de recursos humanos e diversidade da Globo, e muito mais.
Negros podem ir e vão bem no que se dispõem a fazer e nenhuma característica racial é capaz de definir potencialidades. Aprenda a não se surpreender com as conquistas “dessa raça”, porque elas têm sido cada vez mais recorrentes.
E, muito menos, ouse atribuir estereótipos a quem tem, dia após dia, se reinventado e ocupado todos espaços possíveis e imagináveis, principalmente aqueles que o sistema branco não quer que sejam ocupados.