Dois anos após o polêmico Oscar So White, a representatividade parece finalmente entrar em cena na principal cerimônia de premiação do cinema. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar 2018 e as chamadas minorias compõem as listas dos melhores trabalhos realizados no último ano.
Com o maior número de nomeações, disputando 13 categorias, A Forma da Água é o grande favorito do Oscar 2018. Atrás dele, estão Dunkirk, com 8 nomeações, e Três Anúncios para um Crime, com 7. Além desses, os longas Me Chame Pelo Seu Nome, O Destino de uma Nação, Corra!, Trama Fantasma, The Post: A Guerra Secreta e Lady Bird: A Hora de Voar também concorrem.
Entre as indicações de melhor diretor estão Jordan Peele, por Corra!, e Greta Gerwig, por Lady Bird: A Hora de Voar. Eles representam, respectivamente, o quinto homem negro e a quinta mulher à indicação nessa categoria em 90 anos de Oscar.
Nas categorias de melhor atuação, a representatividade negra também está em cena: Octavia Spencer e Mary J. Bigle foram indicadas a melhor atriz coadjuvante; Daniel Kaluuya e Denzel Washinton disputam o prêmio de melhor ator.
O universo LGBT também está em pauta nessa edição do Oscar: Me Chame Pelo Seu Nome conta a história de um amor entre dois homens e Yance Ford – um dos diretores do curta-documentário Strong Island é homem trans e negro.
Aos poucos, as lutas invadem o tapete vermelho e a representatividade é nosso prêmio!