Em 1994, a cantora, compositora, produtora e atriz Mariah Carey lançava seu quarto álbum gravado num estúdio, com o título “Merry Christmas”. Uma das faixas deste álbum era “All I Want For Christmas Is You”, que imediatamente ganhou a aprovação do público, ficando no topo das listas da Billboard em mais de 20 países ao redor do mundo.
Numa época em que a audiência nem sonhava com serviços de streaming como YouTube ou Spotify, Mariah Carey quebrava recordes mundo afora com sua canção natalina. Hoje, com as oportunidades que estes serviços oferecem, a cantora vê seu trabalho ocupando novamente antigas posições e quebrando novos recordes. Até 2017, acredita-se que o hit tenha rendido cerca de 60 milhões em royalties (mais ou menos (quase 350 milhões de reais com uma só música).
Mariah Carey anuncia novo álbum e parceria com Lauryn Hill
All I Want For Christmas Is You, de Mariah Carey (ou MC Créu?)
Acho que é seguro dizer que existe uma grande variação de comemorações natalinas de país pra país. A Afrotv fez até um post falando sobre comemorações não tradicionais.
Mas aqui no Brasil, por exemplo, “All I Want For Christmas Is You” também fez muito sucesso. Tanto sucesso que ganhou até sua própria versão natalina brasileira:
Álbuns natalinos
Álbuns natalinos não eram uma exclusividade de Mariah Carey. Apesar de ela já ter dedicado duas produções inteiras ao tema, outros artistas, como a própria Beyoncé, também já tiveram seu momento de boas festas.
No caso de Beyoncé, na verdade, o álbum saiu em outubro de 2001, quando ela ainda era do Destiny’s Child. Outubro, aliás, parece ser um bom momento para lançar álbuns de Natal a tempo de eles caírem nas graças do público porque foi o mesmo mês do lançamento de Mariah.
E tem outros artistas ainda. Do rock ao R&B. Mas isso fica pra um outro dia…
Quebrando recordes
Com o boom de “All I Want For Christmas Is You” no natal deste ano, a faixa quebra recordes e se torna o maior sucesso da data no Spotify de todos os tempos, passando de álbum de platina para álbum de diamante.
Depois do período em que foi lançada, a faixa voltou ao topo das paradas em 2017, com os serviços de streaming, e lá esteve desde que o final do ano se aproxima. E isso não é pouca coisa. Com os plays que a música recebe desde então, Mariah Carey se tornou a cantora solista mais bem sucedida na lista da Billboard. A canção está em segundo lugar nas mais tocadas e, por enquanto, só perde para os Beatles..