Até pouco tempo atrás, eu nem conhecia Joel Zito Araújo e seu trabalho. Conheci quando tive o prazer de assistir à palestra da professora e doutora Ione Jovino no grupo de pesquisa do qual eu faço parte falando sobre necropolítica e as crianças negras.
Festival “Escola Do Samba” estreia no formato de websérie online em 17 de julho
Em seu discurso, Jovino fala sobre como Joel Zito vê a televisão brasileira: como um lugar onde não é permitido à criança negra existir. Onde ela está sempre no estereótipo de si mesma, não têm família, não tem história ou contexto social. Ela só está. Fiquei muito grata à oportunidade de conhecer esse trabalho, em especial por chegar num momento em que eu mesma pensava sobre essas questões a partir da série Todo Mundo Odeia o Chris. Por isso, acho que todes deveriam conhecer a Mostra Joel Zito Araújo, que acontecerá em formato virtual, de 22 de julho a 01 de agosto.
Joel Zito Araújo
Mineiro. Joel Zito Araújo é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, programas de TV, vídeos educacionais e institucionais.
Joel é um dos principais responsáveis pela emergência do que veio a ser chamado de cinema negro no Brasil e tem filmes premiados em diversos festivais pelo mundo. Em 2004, finalizou seu primeiro longa-metragem de ficção, As Filhas do Vento, que ganhou oito Kikitos no Festival de Gramado. Entre eles, melhor filme segundo a crítica, melhor diretor, ator e atriz. Na Mostra de Cinema de Tiradentes, foi escolhido melhor filme pelo público e participou, ainda, de festivais em várias partes do mundo, como Índia, China, França, Alemanha, EUA, África do Sul e Burkina Faso.
Mostra
Entre os dias 22 julho a 01 de agosto, acontecerá a Mostra Joel Zito Araújo – Uma década em Vídeo (1987 – 1997).
Ao todo, nove obras do cineasta, entre curtas e médias-metragens, ficarão disponíveis no site do evento, junto de outros materiais como um catálogo com textos sobre os filmes. Ao longo desses 11 dias, o início da carreira de Joel poderá ser revisitado junto à possibilidade de assistir debates com especialistas e uma Masterclass de encerramento com o diretor.
Acompanhe o perfil da mostra nas redes sociais para ficar a par de todos os eventos da exibição!