fbpx
19.5 C
São Paulo
segunda-feira, 17 janeiro 2022
HomeNotíciaConheça "BENJAMIN - O PALHAÇO NEGRO"

Conheça “BENJAMIN – O PALHAÇO NEGRO”

Tendo a cultura circense como palco e direção de Tauã Delmiro, a Belfort Produções anuncia o espetáculo "Benjamin, o Palhaço Negro".

Lembro que, alguns anos atrás, estive no MIS para assistir a uma produção a respeito do primeiro palhaço do Brasil. Pra ser bem sincera, minhas lembranças praticamente param por aí porque nunca tive muito com o circo e nem sua cultura porque nunca me identifiquei muito com o tema. Depois de saber da existência de Benjamin, que foi o primeiro palhaço negro do Brasil, fiquei me perguntando se essa experiência era comum a outras pessoas negras.

Talvez também para responder à esta pergunta é que, em 2022, o o espetáculo “Benjamin – O Palhaço Negro”, inspirado no samba-enredo de 2020 da Salgueiro, fará sua estreia com mensagens de empoderamento e de luta contra o racismo.

Mostra Joel Zito Araújo vai até agosto

Benjamin – O Primeiro Palhaço Negro

É triste pensar que Benjamin teria um século e meio de vida se estivesse vivo e, ainda assim, muitas das questões com as quais ele teve que lidar no século 20 ainda estão presentes e latentes em nossa sociedade.

Mas também é certo, que diferente do que muitos acreditam, pessoas negras não precisam falar exclusivamente de racismo (não são obrigadas nem a falar de racismo se assim entenderem – e pensar o contrário disso também é uma faceta do racismo).

Por isso, é importante saber que, para além da luta contra o racismo, Benjamin foi dono de circo, palhaço, dramaturgo, ator, cantor, compositor e músico. E por todos esses talentos, virou letra de samba na avenida com a Salgueiro no ano passado. E não para por aí.

Tendo a cultura circense como palco e direção de Tauã Delmiro, a Belfort Produções anuncia o espetáculo “Benjamin, o Palhaço Negro”. (Foto: Paulo Aragon)

Musical

Isaac Belfort idealizou e, em 2022, o samba-enredo da Sagueiro vai ganhar os palcos! Com direção de Tauã Delmiro, texto de Rebeca Bittencourt e direção musical de Nakiska Muniz, o espetáculo visa levar a história do palhaço negro e a voz de artistas pretos aos palcos com um grito de luta contra a opressão, trazendo junto a ele uma celebração ao artista inovador e inspirador que foi Benjamin, e que a história tentou abafar. No palco, nove artistas negros de musical darão vida a trajetória: Layla Santos, Isaac Belfort, Elis Loureiro, Maria Antônia Ibraim, Marcelo Vittória, Peterson Ferreira, Alex Cabral, Sara Chaves e Léo Araújo como ator convidado.

Acompanhe as redes sociais do musical para saber sobre as datas de estreia!

Compartilhe

Thais Senahttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Sou professora de inglês, formada em Comércio Exterior, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo e parte do grupo de Pesquisa Laroyê - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras. Já atuei como professora voluntária e em projetos populares, fez formação em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Conselho Britânico e há 6 anos atua também na Ebony English, que ensina inglês com cultura negra.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES