Festival “Escola Do Samba” estreia no formato de websérie online em 17 de julho

Para essa edição o festival reúne nomes importantes da expressão musical representada na ancestralidade dos batuques para um diálogo com os novos expoentes do samba

0
334

“Escola do Samba” é um festival que surgiu em 2008, no Morro do Querosene, em São Paulo, promovido pelo Instituto Nação. com o objetivo de fomentar e difundir o samba como ferramenta cultural de transformação social. Em 2021, período marcado pela crise sanitária acentuada por mais de 500 mil mortes vítimas da covid 19 no país, surge um novo formato para a realização do evento, que ganha adaptação para o palco virtual, configurando-se em uma websérie produzida pela Kalakuta Produções. Serão seis episódios inéditos, cada um deles com 52 minutos de duração, exibidos aos sábados pelo canal do youtube da Kalakuta Produções a partir de 17 de julho.

Com o propósito de registrar e documentar a pluralidade do samba e as composições autorais desse gênero, a websérie perpassa por histórias narradas, entrelaçadas em depoimentos e cantorias versadas por importantes protagonistas dos batuques de matrizes africanas em São Paulo, ritmos e poesias oriundas de comunidades negras que possuem no cerne de sua tradição a memória dos terreiros, a ancestralidade, as síncopas marcadas nos tambores e tamborins que compõem peças fundamentais do vasto universo que se conhece como samba.

Partindo deste conceito expandido, neste ano o festival Escola do Samba apresenta uma programação diversa e inclusiva, que conta com a participação de importantes nomes, como a Mestra Jociara (do jongo de Indaiatuba/SP), que divide o palco com o baiano Madjah, o Samba de Roda de terreiro de Mestra Dofona, a comunidade do Batuque de Tietê, o samba maranhense de Tião Carvalho e o tradicional “samba de raiz” de Roberta Oliveira, Raquel Tobias e o grupo Sambilê (conjunto permanente e de trabalho contínuo formado por sambistas que tradicionalmente acompanham os convidados do festival desde 2008). A curadoria da próxima edição é assinada por Dinho Nascimento (músico, compositor e capoeirista), Paulo Dias (Músico, pesquisador e presidente da Associação Cultural Cachuera!) e João Nascimento (artista multilinguagens, diretor da Cia Treme Terra e documentarista).

ESCOLA DO SAMBA

Acesso Gratuito

Classificação indicativa: livre

Aos sábados, sempre às 21h

Link de transmissão: https://www.youtube.com/channel/UCOaiP1NA2NiAFlpfxnmeRmw

Instagram: @kalakutaproducoes

Facebook: https://www.facebook.com/Estudiokalakuta

1º EPISÓDIO – MESTRA DOFONA
Sábado, 17 de julho, às 21h
Canal do Youtube: Kalakuta Produções

02º EPISÓDIO – BATUQUE DE UMBIGADA MESTRE HERCULANO
Sábado, 24 de julho, às 21h
Canal do Youtube: Kalakuta Produções

3º EPISÓDIO – MESTRA JOCIARA E MADJÁH
Sábado, 31 de julho às 21h
Canal do Youtube: Kalakuta Produções

4º EPISÓDIO – RAQUEL TOBIAS E ROBERTA OLIVEIRA
Sábado, 7 de agosto, às 21h
Canal do Youtube: Kalakuta Produções

5º EPISÓDIO – SAMBILÊ
Sábado, 14 de agosto, às 21h
Canal do Youtube: Kalakuta Produções

6º EPISÓDIO – Tião Carvalho
Sábado, 21 de agosto, às 21h

Canal do Youtube: Kalakuta Produções

Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=cewCySOX4Xo