19.5 C
São Paulo
terça-feira, 31 março 2020
Home Opinião Sobre o discurso: pequenos desejos pra 2019

Sobre o discurso: pequenos desejos pra 2019

Não vai ser um ano fácil. Mas resistimos até aqui e continuaremos resistindo. É por isso que temos desejos importantes para 2019 – e não tão difíceis de serem realizados.

– Nada de “nego faz isso, nego faz aquilo”: ninguém usa essa expressão como elogio; muito pelo contrário, a manifestação representa sempre uma crítica a um grupo de pessoas que faz alguma coisa errada.

– Chega de “racismo reverso”: e chega não porque ele vai acabar, mas porque ele nunca existiu; o racismo só existe quando há relação de poder de uma raça sobre outra e no Brasil negros não são superiores a brancos em direitos, ou em qualquer outra situação.

– Não chame mulheres negras de tom claro de “mulatas”: o termo indica um ser híbrido, contextualizando, resultado de um relacionamento entre dois que geralmente não se cruzam; além disso, a miscigenação em solo brasileiro se deu inicialmente de forma muito violenta.

– Pare de sexualizar mulheres negras (e homens negros): não dá mais pra viver com o imaginário social de que nossos corpos são melhores na cama; isso porque a prática de sexualização impõe estereótipos sobre os corpos negros os tornando objetos nos relacionamentos casuais e excluindo-os em relacionamentos sérios, colaborando ainda para a solidão – principalmente da mulher preta.

– Jamais diga que não tem negro no mercado de trabalho: se você é recrutador, por favor, não utilize esse discurso falso para justificar a ausência de profissionais negros na empresa que você representa; não apenas há negros no mercado, como há grupos de especialistas negros em diferentes áreas, além de instituições prontas a ajudar no recrutamento dessa parcela.

Não tem mais desculpa! No Brasil, o racismo está tão impregnado e naturalizado nos discursos, que talvez começar por eles nos dê uma chance de um ano melhor e mais justo.

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

MAIS LIDAS

“Cardi B fez mais que o presidente”, canta Baco Exu do Blues em novo EP

Rapper produziu o EP em apenas três dias; Trabalho fala sobre vários temas como coronavírus e 'Big Brother Brasil'

Ex-diretor da Band faz comentários racistas sobre Thelma e Maju Coutinho

Em uma live da DJ Jude Paulla, Rodrigo Branco afirmou que todo mundo está votando em Thelma porque ela é uma 'negra...

Morre atleta paraolímpica Eliane Corrêa com suspeita de coronavírus

Após sentir falta de ar, Eliane foi levada a um hospital, mas não resistiu e veio a óbito.

Curada do coronavírus, Preta Gil comemora com a família

"Finalmente poderemos ficar assim, grudadinhos em casa outra vez", escreveu Preta na legenda de uma foto ao lado de seu esposo,...

COMENTÁRIOS RECENTES