O professor Wanderson Flor do Nascimento, que ministra a disciplina de Filosofia Africana na Universidade de Brasília criou um site com textos dos autores africanos que aborda em seu curso. O site acabou extrapolando a função de disponibilizar textos aos alunos e virou notícia tamanha a falta de acesso ou desconhecimento que o ambiente acadêmico brasileiro tem sobre os filósofos do continente africano.
A pesquisa “Colaborações entre estudos das africanidades e o ensino de filosofia”, desenvolvida pelo professor da UnB, em interação com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidade Audre Lorde – GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq) foi a base para a criação do site.
O site, que disponibiliza dezenas de livros e textos, é um espaço multiplicador que nos faz acreditar na aplicabilidade da Lei 10639 e nos coloca num lugar de representatividade pouco acessado: enquanto pensadores. Segundo o texto de apresentação do site “Alguns destes textos dialogam com outras áreas do conhecimento, como educação, sociologia, antropologia, história, artes, entre outras, atendendo ao aspecto multidisciplinar que muitas vezes permeia o debate filosófico e que, também, auxilia a tarefa docente interdisciplinar. Esperamos que este material sirva para difundir outras imagens sobre as populações africanas e afro-brasileiras, múltiplas, plurais e que não se reduzam ao imaginário inferiorizante tão comum em nosso cotidiano, ainda marcado pelas feridas coloniais”.
Nós agradecemos por essa oportunidade de estancar nossas feridas. Vida longa ao site!