fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 04 dezembro 2021
HomeNotíciaSite de Filosofia Africana

Site de Filosofia Africana

Filósofo-Wanderson-Flor_UnB

O professor Wanderson Flor do Nascimento, que ministra a disciplina de Filosofia Africana na Universidade de Brasília criou um site com textos dos autores africanos que aborda em seu curso. O site acabou extrapolando a função de disponibilizar textos aos alunos e virou notícia tamanha a falta de acesso ou desconhecimento que o ambiente acadêmico brasileiro tem sobre os filósofos do continente africano.

A pesquisa “Colaborações entre estudos das africanidades e o ensino de filosofia”, desenvolvida pelo professor da UnB, em interação com o  Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidade Audre Lorde – GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq) foi a base para a criação do site.

O site, que disponibiliza dezenas de livros e textos, é um espaço multiplicador que nos faz acreditar na aplicabilidade da Lei 10639 e nos coloca num lugar de representatividade pouco acessado: enquanto pensadores. Segundo o texto de apresentação do site “Alguns destes textos dialogam com outras áreas do conhecimento, como educação, sociologia, antropologia, história, artes, entre outras, atendendo ao aspecto multidisciplinar que muitas vezes permeia o debate filosófico e que, também, auxilia a tarefa docente interdisciplinar. Esperamos que este material sirva para difundir outras imagens sobre as populações africanas e afro-brasileiras, múltiplas, plurais e que não se reduzam ao imaginário inferiorizante tão comum em nosso cotidiano, ainda marcado pelas feridas coloniais”.

filosofia africana

Nós agradecemos por essa oportunidade de estancar nossas feridas. Vida longa ao site!

 

 

Compartilhe

- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES