fbpx
19.5 C
São Paulo
sábado, 21 maio 2022
HomeCinemaReveja os filmes que nos lembram que Vidas Negras Importam

Reveja os filmes que nos lembram que Vidas Negras Importam

Brea Baker ativista de justiça racial e de gênero que trabalha pela libertação de todas as pessoas oprimidas, com ênfase nos negros e mulheres sugeriu numa revista que brancos e pretos assistam com familiares e amigos a filmes, documentários e/ou séries com tema racial e social baseados em fatos reais  quando nossa memória a movimentos como Vidas Negras Importam falharem e começarem a cair em esquecimento a medida que a cobertura da mídia em torno deles diminuam.  E com esse mesmo propósito que TNM pega carona na sugestão da ativista e sugere alguns bons filmes e documentários sobre pessoas, racismo, política e poder para mantermos nosso chip *BLM ativo. Já esqueceu o que significa a sigla BLM? Corra dar play.

* Black Lives Matter

A 13ª Emenda

Ava DuVernay’s 13th

Não há melhor documentário para entender como o sistema de justiça criminal é manipulado para garantir uma subclasse permanente. Traçando a linhagem da escravidão à desumanização e a criação do “crime” para garantir a regeneração do sistema, Ava DuVernay deixa o problema claro e nos aponta para um futuro sem prisões e polícia. Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra e o boom do sistema prisional.

Marielle – O Documentário

O documentário narra os acontecimentos que antecederam a um dos crimes mais polêmicos dos últimos anos, o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, em 2018, no Rio de Janeiro, comovendo o País e o mundo.  Marielle – O Documentário conta a trajetória da vereadora que era vista como símbolo do ativismo social e moradora do Complexo da Maré – uma das comunidades mais violentas da capital fluminense, até o trágico assassinato de Marielle e de seu motorista. Um crime que embora noticiado até em mídias internacionais, ainda não foi esclarecido.  

Luta por Justiça

Just Mercy

Just Mercy é um filme atraente que destaca a injustiça de condenações injustas – especificamente, como os defensores devem lutar para evitar execuções sancionadas pelo Estado a negros que são muito pobres ou criminalizados para enfrentar um sistema que tenta enterrá-los. Você sairá furioso com a injustiça de tudo isso, mas também animado com a liderança de pessoas como Bryan Stevenson e a equipe dele.

A Última Abolição

O esclarecedor documentário brasileiríssimo A Última Abolição analisa e dá ênfase ao protagonismo dos escravos na luta pela própria liberdade e contradiz a história que afirma o protagonismo de somente pessoas brancas na luta pela libertação dos escravos.  O documentário, que tem tomadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, faz uma retrospectiva profunda e detalhada de um dos momentos mais emblemáticos da história do Brasil, que como  consequência acarretou a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

Selma

Selma de 2014 vale o replay a qualquer tempo pois narra as marchas do  pastor protestante e ativista social Martin Luther King em 1965, de Selma a Montgomery, em defesa do direito de voto e da igualdade racial. O filme é uma dramatização poderosa dos grandes desafios que os ativistas negros enfrentaram e fornece uma visão sobre as políticas internas dos movimentos de justiça social.

Compartilhe

Carol Lee Dutrahttps://todosnegrosdomundo.com.br
Graduada em Gestão e Design de Moda pela Universidade Euro-Americana de Brasília atuo como Colunista de Moda na plataforma TNM e atual presidente da ONG IMNEGRA de auxílio e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES