Brea Baker ativista de justiça racial e de gênero que trabalha pela libertação de todas as pessoas oprimidas, com ênfase nos negros e mulheres sugeriu numa revista que brancos e pretos assistam com familiares e amigos a filmes, documentários e/ou séries com tema racial e social baseados em fatos reais quando nossa memória a movimentos como Vidas Negras Importam falharem e começarem a cair em esquecimento a medida que a cobertura da mídia em torno deles diminuam. E com esse mesmo propósito que TNM pega carona na sugestão da ativista e sugere alguns bons filmes e documentários sobre pessoas, racismo, política e poder para mantermos nosso chip *BLM ativo. Já esqueceu o que significa a sigla BLM? Corra dar play.
* Black Lives Matter
A 13ª Emenda
Ava DuVernay’s 13th
Não há melhor documentário para entender como o sistema de justiça criminal é manipulado para garantir uma subclasse permanente. Traçando a linhagem da escravidão à desumanização e a criação do “crime” para garantir a regeneração do sistema, Ava DuVernay deixa o problema claro e nos aponta para um futuro sem prisões e polícia. Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra e o boom do sistema prisional.
Marielle – O Documentário
O documentário narra os acontecimentos que antecederam a um dos crimes mais polêmicos dos últimos anos, o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, em 2018, no Rio de Janeiro, comovendo o País e o mundo. Marielle – O Documentário conta a trajetória da vereadora que era vista como símbolo do ativismo social e moradora do Complexo da Maré – uma das comunidades mais violentas da capital fluminense, até o trágico assassinato de Marielle e de seu motorista. Um crime que embora noticiado até em mídias internacionais, ainda não foi esclarecido.
Luta por Justiça
Just Mercy
Just Mercy é um filme atraente que destaca a injustiça de condenações injustas – especificamente, como os defensores devem lutar para evitar execuções sancionadas pelo Estado a negros que são muito pobres ou criminalizados para enfrentar um sistema que tenta enterrá-los. Você sairá furioso com a injustiça de tudo isso, mas também animado com a liderança de pessoas como Bryan Stevenson e a equipe dele.
A Última Abolição
O esclarecedor documentário brasileiríssimo A Última Abolição analisa e dá ênfase ao protagonismo dos escravos na luta pela própria liberdade e contradiz a história que afirma o protagonismo de somente pessoas brancas na luta pela libertação dos escravos. O documentário, que tem tomadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, faz uma retrospectiva profunda e detalhada de um dos momentos mais emblemáticos da história do Brasil, que como consequência acarretou a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.
Selma
Selma de 2014 vale o replay a qualquer tempo pois narra as marchas do pastor protestante e ativista social Martin Luther King em 1965, de Selma a Montgomery, em defesa do direito de voto e da igualdade racial. O filme é uma dramatização poderosa dos grandes desafios que os ativistas negros enfrentaram e fornece uma visão sobre as políticas internas dos movimentos de justiça social.