O sucesso de bilheteria de Pantera Negra, filme com elenco majoritariamente negro, deu voz à importância da representatividade. Talvez, pensando nisso, surgiu no Youtube uma websérie cuja protagonista é uma heroína mulher, negra, mãe e esposa pronta para defender Salvador dos vilões.
A série, produzida pelo Êpa Filmes que desde 2012 atua no cenário audiovisual, tem Carol Alves interpretando Tereza, a Punho Negro. O nome da websérie seria uma referência aos punhos cerrados que marcam o movimento negro.
Em entrevista ao jornal “A Tarde”, Carol declarou a importância de uma produção audiovisual em que uma mulher representa a personagem com super poderes, mas não é só isso: “Também não é só a questão de ser uma heroína negra, mas que negros estão pensando nesse roteiro, escrevendo e pautando sua história a partir do nosso próprio olhar”.
A produção, apesar de tratar de problemáticas reais, faz tudo de forma muito bem humorada para alcançar mais público e de forma descontraída, afinal já são tantos os problemas a que a população negra está submetida. Confira um episódio de “Punho Negro”, que estreou em 8 de março, dia Internacional da Mulher, não à toa:
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.