São notórios, apesar do longo caminho a ser percorrido para o êxito, os avanços no processo de inclusão racial dentro do mercado de comunicação e criatividade. Os desafios para a igualdade esbarram em diversos fatores relacionados ao racismo estrutural presente em nossa sociedade, que ainda ecoa fortemente em suas formas objetivas e subjetivas. Ciente deste cenário, e reafirmando uma luta institucionalizada de mais de cinco anos, o coletivo Publicitários Negros se utilizou de sua credibilidade para apoiar a ida de 3 jovens negros ao Cannes Lions com 100% dos custos de deslocamento, hospedagem e alimentação cobertos pela iniciativa. Para tal, o PN convocou o mercado para, por meio da oferta de cotas de patrocínios, servir como pilar essencial da campanha e abre, no dia 18 de abril, o edital para a seleção.
Se a iniciativa soa como novidade perante o público em geral, vale voltar um pouco no tempo para entender o processo que chegou ao objetivo inicial de arrecadação e que, neste momento, convoca jovens talentos negros da área de criação a se inscreverem. Desde o ano passado são mantidas conversas com a organização do festival diante de críticas à falta de representatividade no mais importante evento da área publicitária. Desta forma, Simon Cook, CEO de Cannes, reuniu-se com a equipe e realizou um movimento que permitiu o crescimento de 800% no número de participantes brasileiros negros no evento (de um, no ano passado, o número subiu para oito neste ano). Adicionalmente, o festival ofereceu credenciais de acesso para que os jovens profissionais possam acompanhar o festival in loco.
A partir dessas tratativas, o Publicitários Negros abre a seletiva para que estes jovens profissionais aproveitem a oportunidade de imersão para o aprimoramento profissional e também promovam o desenvolvimento de conteúdos mais plurais e diversos no mercado. De acordo com Luna Lima, presidente do conselho do PN, o mercado tem absorvido a ideia aos poucos. “Graças à colaboração de empresas como a Smiles, a Globo e agências como Wunderman Thompson, Talent Marcel, FCB e Almap BBDO, bem como o apoio de Vox Haus e B&Partners, além de profissionais aliados, nossos jovens talentos terão a chance de sentar-se à mesa e se alimentar direto de uma grande referência para a publicidade no Brasil. Há um movimento de sensibilização quanto à demanda, mostrando que há um entendimento das especificidades quanto à luta por igualdade”, destaca Luna.
A seleção dos 3 jovens contemplados com a bolsa de desenvolvimento criativo se dará a partir da seletiva das ideias apresentadas por eles quanto ao uso da experiência para o desenvolvimento de suas carreiras e da visibilidade de profissionais de mesmo perfil. “Nossa intenção é instituir uma semente que, num futuro breve, tenha alcance para além do mercado publicitário”, comenta Luna.
O Publicitários Negros manterá sua luta para uma cultura mais igualitária, sobretudo em seu mercado de atuação, gerando possibilidades de inclusão, aprimoramento e criação de networking para profissionais negros, em ações constantes para geração de oportunidades. A participação de jovens profissionais nos mais requisitados eventos e ações do mercado é extremamente importante para a criação de um elo saudável em favor da igualdade.
Saiba mais sobre a iniciativa no instagram do PN.