Por Solange Reis
Ludmilla fez uma cirurgia plástica no nariz.
Na verdade, a primeira intervenção foi em 2013 e, este ano, foi feita uma “correção”, de acordo com a assessoria de imprensa da cantora.
Eu não consegui parar de pensar nesta história, desde que a li, e me perguntava por que Ludmilla, aos 21 anos, fez uma cirurgia no nariz. Eu nunca vi nada de grotesco ou, de fato, impressionante, no rosto dela, que justifique uma
remodelagem, e decidi pesquisar sobre os narizes e suas etnias…e não deveria ter feito isso: descobri que a maioria esmagadora de mulheres negras americanas famosas fizeram, vez ou outra, uma alteração.
O nariz pode mostrar uma característica facial de grupos étnicos específicos: os mediterrâneos, caucasianos, hispânicos, asiáticos e africanos. Este último, que nos interessa, tem narinas e pontas alargadas.
Para a intervenção cirúrgica, usa-se a rinoplastia, que é realizada na estrutura nasal com fins estéticos ou de correção de traumas. Normalmente, a técnica mais usada é a de redução, para que o nariz tenha o aspecto dos narizes dos indivíduos…caucasianos (bingo!). Portanto, não haverá um cirurgião plástico no mundo que receberá em seu consultório uma pessoa que deseja aumentar as narinas para parecer um pouco mais com um indivíduo africano. Pelo contrário: Beyoncé, Gabrielle Union, Kelly Rowland, Tyra Banks e Naomi Campbell compraram um nariz caucasiano.
Não é necessário dizer mais nada. Hoje.