“Caminhos Intuitivos” é um podcast da Globoplay teve sua estreia em 25 de agosto. O objetivo é criar uma roda de conversa em torno do empreendedorismo, que ganhou muita força nos últimos tempos. Com apresentação de Monique Evelle, o programa vai receber os convidados toda quarta-feira.
Monique conta com uma carreira longa e voltada para o ramo. Além disso, também faz parte da equipe do Profissão Repórter. A Fundadora da Inventivos, plataforma de formação de empreendedores, é reconhecida pela Forbes Under 30 e está na lista dos 50 profissionais mais criativos do Brasil pela revista Wired. Agora em seu novo projeto promete trazer temas relevantes com conversas espontâneas.
“A ideia é receber as pessoas nesse formato de bate-papo horizontal, quase que sem roteiro, mais livre, como uma forma de ampliar as visões sobre as dificuldades que envolvem empreender em diferentes áreas e para diferentes profissionais”, define.
Portanto, a comunicadora é a escolha perfeita para a apresentação do programa. Ainda mais debatendo sobre a realidade de ser empreendedor. Com o boom do empreendimento, muitos acham que a tarefa é simples, mas se enganam.
“É fundamental não romantizar o processo. A ideia que as pessoas têm sobre deixar o emprego e empreender é que serão seus próprios chefes, farão seu próprio horário, terão mais flexibilidade e autonomia, mas a realidade é que trabalhamos muito mais. Minha ideia com esse podcast é dar mesmo um choque de realidade e desconstruir totalmente essa ‘jornada do herói’. Em vez de apresentar cases de sucesso, mostrar todas as dores, os calos e as dificuldades.”
Roger Cipó apresenta série da UOL
A estreia
No episódio de estreia, as convidadas são Majur e Eliane Dias. A cantora Majur agora também passou a gerenciar sua carreira e Eliane é empresária artística.
Entretanto, o programa não se baseia só em entrevista. Monique faz questão de interagir com o público respondendo a algumas dúvidas. O foco é humanizar o processo do empreendedorismo e falar sobre cada etapa. Da criação do e-commerce aos grandes varejistas, os desafios são um ponto de escalada.
Além disso, o programa vem em um momento mais que necessário. De acordo com a pesquisa ‘Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil’, 36% das mulheres negras fecharam suas empresas no setor cultural. Então, é preciso falar sobre.