Acostumada com as passarelas e a estampar campanhas publicitárias, Raíssa Santana nasceu na Bahia mas mora em Umuarama. Por essa cidade foi eleita miss em 2016, o que já era uma grande vitória para uma mulher negra, ainda mais no sul do Brasil. Mas, na noite de 09 de julho de 2016, mais conhecida como ontem, Raíssa Santana alcançou uma vitória ainda maior, conquistou o Miss Paraná 2016. O concurso geralmente é quase “escondido”, sendo gravado e, por decisão da Band, transmitido apenas uma semana depois. Mas, a própria Raíssa já comemorou em suas redes sociais e diversos portais e jornais da região já publicaram sua vitória.
Apesar de o Sul do país ser predominantemente branco por conta da grande concentração de descendentes de alemães e europeus de uma maneira geral, Raíssa Santana não era a única negra na disputa. Ainda havia Quesia da Silva representando a cidade de Colombo e Luciana Tavares representando Pinhais. Ou seja, as chances de uma mulher negra ser escolhida eram grandes.
O evento que aconteceu no Chateau Village Buffete e contou com a presença de 500 convidados, reuniu representantes de 41 municípios paranaenses mas a noite foi de Umuarama, município que mais uma vez conquista o título.
Raíssa Oliveira Santana tem 21 anos, 1,77 de altura, é modelo profissional e estudante de marketing. Com a vitória Raíssa não ganha apenas o título de Miss. A nova Miss Paraná recebe como principais prêmios: R$ 10.000,00 (dez mil reais), bolsa de estudos de Graduação ou Pós-Graduação Universitária, coroa em cristal, além de trajes e hospedagem no Rio de Janeiro para fotos oficiais, além de ser a representante do Paraná no tradicional concurso Miss Brasil que será realizado no dia 1º de outubro, em São Paulo.
Neste domingo, comemorando a vitória, Raíssa escreveu em sua página no Facebook:
“Diversidade. Todos nós somos diversidade, não há uma palavra para definir o ser humano, hoje posso ser amor amanhã posso ser dor depois posso ser fé, esperança! Não são as diferenças que fazem ser quem somos?!”
Raíssa reforça o time de mulheres negras que estarão no Miss Brasil 2016 aumentando considerávelmente as chances de termos, finalmente, uma Miss Brasil negra. Recentemente a belíssima Deise D`anne saiu vitoriosa e representará o estado do Maranhão. Sabrina Paiva, da cidade paulista de Caconde, foi eleita Miss São Paulo e é forte candidata a levar o título nacional. Ainda restam mais alguns estados para elegerem suas misses, torçamos para que tenhamos ainda mais representatividade e para que as chances aumentem no Miss Brasil Brasil 2016.
Para quem não teve a sorte de estar presente para ver essa vitória de perto, o especial Miss Paraná BE Emotion – será exibido, apenas para o Paraná, na tela da BAND, no próximo sábado, dia 16 de julho, às 22:15.
Vamos ver se ela mereceu? Confira a galeria de fotos da bela.