O natal ainda está longe, mas a representatividade está cada dia mais perto: um livro infantil terá como personagens um papai noel negro e seu namorado. Produzido por Daniel Kibblesmith, escritor de comédia, em conjunto com o Harper Design, a obra subverte o modelo arcaico das publicações infantis e investe no protagonismo negro e homossexual, além do relacionamento inter-racial.
De acordo com o TheGrio, Kibblesmith teve a ideia após a contratação de um papai noel negro pelo maior shopping dos Estados Unidos, o Mall of America, que gerou repercussão mundial dividindo opiniões. Ao que tudo indica, a homossexualidade do bom velhinho veio quando comentava com sua companheira que o ‘futuro filho’ do casal saberia apenas sobre o papai noel negro. Caso ele visse um branco, a dupla diria “É o marido dele”.
A reflexão do casal, que defende que cada casa tem suas próprias tradições estendidas, inclusive, ao natal, foi veiculada num tweet e rendeu likes e mais likes. Tendo em vista o acolhimento da ideia pelo público, Daniel entendeu um interesse genuíno em transformar o livro em realidade. Foi assim que nasceu o marido do papai noel negro.
De acordo com o escritor, algumas pessoas acreditam que papai noel é semelhante aos seus pais, o que significa diferentes interpretações para a figura, considerando os diferentes tipos de família. E se existem casais homossexuais, por que não retratá-los em um livro como personagem central de uma das celebrações mais contentes do ano?