Criada por Steven Canals (série “Dead of Summer”), Brad Falchuk e Ryan Murphy (a dupla de “American Horror Story”), “Pose” estreou em junho nos Estados Unidos como marca para a comunidade LGBTQI+ pelo elenco formado por muitos atores transgêneros. A representatividade não parou na interpretação: o sexto episódio da produção foi escrito, produzido e dirigido por Janet Mock, a primeira mulher transexual negra a realizar o feito.
Exibido pela FX no último domingo (8), o episódio marcou a história da série que se passa em Nova York nos anos 1990, trazendo a trajetória de jovens que querem marcar sua época, bem como Janet marca a sua ao quebrar barreiras do audiovisual. Em seu Instagram, a roteirista lembrou de ser a primeira da família a fazer faculdade, lembrando quantos desafios quebrou: “Ser a primeira da sua família a ir para a faculdade, conseguir um mestrado, trabalhar como jornalista, sair do conforto e segurança de contar outras histórias para realmente contar as suas próprias histórias, escrever dois livros de memórias, ser a primeira transexual de cor contratada entre roteiristas… e sim, ser a primeira a escrever e dirigir um episódio de televisão”.
A mulher comentou ainda sobre o momento que vivencia com essa conquista: “Não deixe meu sorriso enganá-lo. Estava muito nervosa por fazer algo que nunca tinha feito, um trabalho que parecia ser reservado para homens brancos, uma posição na indústria que raramente convida mulheres e/ou pessoas de cor para sentar em uma cadeira de direção”.