No mês em que é comemorado o Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21/03), a programação das Fábricas de Cultura abrange pautas raciais e de direitos humanos
No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e, para homenagear a data, as Fábricas de Cultura terão uma programação com temáticas raciais e de direitos humanos durante todo o mês de março. O TNM separou a programação de algumas das fábricas para você conferir:
Fábrica de Cultura Brasilândia
Na terça-feira, dia 17, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a palestra ‘Políticas para a população negra e indígena’, às 10h. A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena apresentará, ainda, o panorama histórico das ações desenvolvidas que atendem às necessidades e especificidades desses públicos, falando a respeito de intervenções contra o racismo, a favor dos direitos humanos e da promoção da igualdade racial.
Ao fim do mês, de 24 a 28 de março, o Espaço Curtas na Fábrica de Cultura Brasilândia irá exibir o trabalho organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para o Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos, com a temática Migrantes. “Os Irmãos Mai”, de Thais Fujinaga, e “Vidas Deslocadas”, de João Marcelo Gomes, são alguns dos curtas-metragens que serão exibidos das 8h30 às 17h30.
Fábrica de Cultura Diadema
A unidade de Diadema, por sua vez, oferece a roda de conversa ‘Escurecendo as ideias’, com o ativista social Wilson Roberto Levy e o evento ‘Mulheres em Punga’, com os coletivos Afroempreendedorismo e Garimpa ABC. A roda com Levy será na quinta-feira, 19, das 19h às 21h, e o evento acontecerá no domingo, 22, das 14h às 19h.
O evento terá brechós, feiras de comida, rodas de conversa, performance, espaço para crianças e muito mais. O destaque será a roda de conversa ‘Mulher e empreendedorismo’, na qual será apresentado o processo criativo, financiamentos, lei do afroempreendedorismo no município e o movimento Afroempreendedor no Brasil.
Mulheres em Punga encerram com o show da cantora e compositora Yzalú, cria da periferia de São Bernardo do Campo (SP) e conhecida como uma das pioneiras em unir o violão com o rap no país. Com referências de Djavan, Marisa Monte a Michael Jackson, a artista costuma explicar sua produção musical como Música Contemporânea Brasileira ou Bossa Nova Marginal.
SERVIÇO:
Fábrica de Cultura Diadema
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP
Fone: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço: Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP
Fone: (11) 3859-2300