Formado em 2017, o grupo Publicitários Negros surgiu com o objetivo de reunir profissionais negros da comunicação para que troquem conselhos, indicações, benchmarks e novas ideias, gerando capital social, cultural e profissional.
O grupo é uma frente de transformação contra a estrutura branca dos espaços de comunicação, em busca de maior representatividade. Para isso, reúne profissionais de diferentes áreas e idades, que geram relações entre si para maior fortalecimento profissional.
No Instagram, o grupo tem ainda um perfil que apresenta os Publicitários Negros, individualmente, a partir de sua formação e área de especialização, quebrando o estereótipo de que “não há negros nessa área”.
Atualmente, algumas iniciativas de inclusão racial têm inserido profissionais negros no mercado, como é o caso de 20/20, da JWT, e da Keneddy, da W+K. Além disso, EmpregueAfro, WallJobs e Empodera conduzem profissionais negros a diversas companhias.
Apesar disso, grupos como Publicitários Negros abordam além do desenvolvimento dos talentos profissionais, mas valoriza o compartilhamento de experiências entre os iguais, de forma que o crescimento seja amplo e coletivo.