Entre abril e maio de 2017 acontecerá o mês do Hip Hop que trará muita força, resistência, arte e cultura para a cidade.
O Hip Hop é um gênero musical iniciado na década de 70 por grupos jamaicanos, latinos e afro-americanos que ocupavam as áreas centrais de Nova Yorque (EUA). Chegou ao Brasil na década de 80 com alguns elementos trazidos dos EUA. Aos poucos, os brasileiros foram encontrando sua própria maneira de fazer Hip Hop. Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são o Break – o corpo representado através da dança, o MC – a consciência que se mostra através da letra, o DJ – a alma, a batida que dá a vida e, por último mas não menos importante, o Grafitti – a essência representada por imagens. A arte é transmitida por cada um desses elementos e eles – juntos – formam a filosofia do Hip Hop.
Na cidade de São Paulo é bem forte, principalmente nas periferias. A luta do Movimento do Hip Hop tem sido dar voz e lugar de representatividade aos artistas, militantes e integrantes. Desde 2005 acontece o Fórum Hip Hop Municipal, composto por mais de 30 coletivos de Hip Hop de São Paulo, para que sejam discutidas políticas públicas de juventude atendendo às demandas do Movimento.
No mês desse estilo, há uma agenda cultural em várias regiões da cidade de São Paulo, para que as pessoas possam vivenciar o Hip Hop, dar voz e ocupar os espaços. Os locais serão CEUs, Centros Culturais, Centros de Juventude, Casas de Cultura, Casas de Hip Hop, Boulevard São João e Galeria Olido. Serão mais de 600 atrações por toda São Paulo!
Fique com a programação dos CEUs:
Serviço
Quando: 10 de abril a 13 de maio/2017
Onde: Várias regiões de São Paulo
Quanto: Gratuito.