Se o espaço na mídia convencional ainda é um desafio, então a internet é a oportunidade pouco mais democrática para que negros e negras façam ecoar suas vozes. É sob essa perspectiva que “Afronta!”, uma websérie de entrevistas com personalidades negras, traz à tona, sem censura, o debate sobre arte e raça, transitando ainda por gênero e classe.
Disponíveis no site da TV Preta e no Youtube, as entrevistas contam com artistas como Rincon Sapiência, Karol Conká, Liniker, Magá Moura, Raquel Virgínia, Daniele DaMata, dentre muitos outros grandes nomes que têm em comum a ancestralidade negra correndo nas veias.
Num embate sobre representatividade, “Afronta!” apresenta opiniões e histórias de forma acessível à população negra, com problematizações como a de Xênia França, ao dizer que durante boa parte de sua vida só viu uma mulher negra executando algo importante na TV: Glória Maria.
Com 26 episódios, produzida pela Preta Portê Filmes em coprodução com o Canal Futura e dirigida pela cineasta Juliana Vicente, a série está disponível desde 5 de março, gratuitamente. Os episódios duram de 12 a 14 minutos aproximadamente – tempo suficiente para emoção e conscientização sobre ser negro e, mais ainda, sobre ser artista negro no Brasil.
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.