Na última quarta-feira, Nátaly Neri, do canal Afros e Afins, publicou um vídeo intitulado #ELENÃO DIDATICAMENTE, onde abordou os motivos pelos quais não votaria em Jair Bolsonaro, com base em dados, notícias e declarações do até então candidato à Presidência.
Na produção, a youtuber dialogou com seu público muito respeitosamente a partir de análises, sem qualquer ofensa ao eleitorado de Bolsonaro, evidenciando suas impressões, como é possível fazer em qualquer sociedade democrática.
Após a vitória de Jair, no segundo turno que aconteceu no último domingo (28), Natály Neri foi alvo de uma série de comentários de apoiadores do político. Não seria problema discordar da youtuber, afinal qualquer pessoa que expõe suas percepções em espaços democráticos lida com diferenças.
No entanto, Nátaly foi vítima de comentários racistas como “volta para a África preta fedida” e “você tem que comer merda, preta vagabunda, macaca” no vídeo onde declarava ser contra o presidente agora eleito.
Em seu Instagram, a youtuber disse estar exausta e buscar estratégias de sobrevivência. Citou ainda que, assim que se levantar dessa rasteira, denunciará os comentários racistas.
Felizmente, Nátaly recebeu apoio de seu público e de outros influenciadores que fizeram uma enxurrada de comentários de resistência e força, que se sobressaíram às manifestações racistas sofridas por quem nos inspira representatividade.
Muita força, Nátaly Neri!