Em Londres, descontentes com a ausência do negro no cinema, quatro jovens recriaram cartazes de renomados e conhecidos filmes, substituindo os personagens brancos por personagens negros. A crítica alcançou seu objetivo: a partir do estranhamento da população sobre as peças gráficas, é fácil perceber que a parcela negra é pouco protagonista nas telas.
Shiden Tekle, Liv Francis-Cornibert, Kofi Asante e Bel Matos da Costa imprimiram e espalharam os pôsteres por pontos de ônibus de Londres. Ao “The Guardian”, o britânico Tekle declarou que a campanha foi pensada por grupo ao qual faz parte, denominado Legally Black (legalmente negro), em referência ao filme Legalmente Loira, para circulação na internet.
No entanto, a ideia teve aceitação numa agência de marketing, a organização Special Patrol Group, que se encarregou de levar o protesto às ruas. Foi assim que os quatro jovens reuniram familiares e os transformaram em personagens cinematográficos: nem o pai de Tekle escapou, se tornou James Bond negro. Depois da produção fotográfica, designers incluíram as imagens nos cartazes que mais tarde ocuparam as ruas da capital da Inglaterra.
Em todos os cartazes, a mesma frase compõe a crítica: “Se você está surpreso, significa que não vê pessoas negras em grandes papéis. Junte-se a nós na missão para a melhor representação de negros na mídia”. Infelizmente, a campanha foi levada clandestinamente às ruas e cerca de dois dias depois, os cartazes já tinham sido quase todos retirados.
Mas a crítica está viva e serve de inspiração:
https://twitter.com/theblackmagicnw/status/970002304459005952
"We’d love to work with @NetflixUK, @bbcone & @Channel4 to make more crucial change a reality and to bring truly representative media, to a screen near you. So please keep sharing those bus stop pictures. Let’s turn this trickle of influence into a storm." https://t.co/lp1OWctjwg pic.twitter.com/TfExvNlrAh
— Special Patrol Group (@SpecialPatrols) March 3, 2018
This is brilliant! Great campaign, @legallyblackuk, and kudos to @SpecialPatrols for bringing it to a wider audience. And to the butthurt white folks, #RepresentationMatters.https://t.co/9UZB8Cf7ql pic.twitter.com/LliEPxWMb7
— Yves Peters (@BaldCondensed) March 3, 2018
Can @legallyblackuk and @AdvocacyAcademy still enter @dandad? Their campaign is better executed than 80-90% of actual advertising: https://t.co/3tFe0UIn70 pic.twitter.com/6oyXgh8JDA
— Special Patrol Group (@SpecialPatrols) March 3, 2018