fbpx
19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 27 janeiro 2022
HomeNotíciaCampanha troca personagens cinematográficos brancos por negros

Campanha troca personagens cinematográficos brancos por negros

Em Londres, descontentes com a ausência do negro no cinema, quatro jovens recriaram cartazes de renomados e conhecidos filmes, substituindo os personagens brancos por personagens negros. A crítica alcançou seu objetivo: a partir do estranhamento da população sobre as peças gráficas, é fácil perceber que a parcela negra é pouco protagonista nas telas.

Shiden Tekle, Liv Francis-Cornibert, Kofi Asante e Bel Matos da Costa imprimiram e espalharam os pôsteres por pontos de ônibus de Londres. Ao “The Guardian”, o britânico Tekle declarou que a campanha foi pensada por grupo ao qual faz parte, denominado Legally Black (legalmente negro), em referência ao filme Legalmente Loira, para circulação na internet.

No entanto, a ideia teve aceitação numa agência de marketing, a organização Special Patrol Group, que se encarregou de levar o protesto às ruas. Foi assim que os quatro jovens reuniram familiares e os transformaram em personagens cinematográficos: nem o pai de Tekle escapou, se tornou James Bond negro. Depois da produção fotográfica, designers incluíram as imagens nos cartazes que mais tarde ocuparam as ruas da capital da Inglaterra.

Em todos os cartazes, a mesma frase compõe a crítica: “Se você está surpreso, significa que não vê pessoas negras em grandes papéis. Junte-se a nós na missão para a melhor representação de negros na mídia”. Infelizmente, a campanha foi levada clandestinamente às ruas e cerca de dois dias depois, os cartazes já tinham sido quase todos retirados.

Mas a crítica está viva e serve de inspiração:

https://twitter.com/theblackmagicnw/status/970002304459005952

 

 

Compartilhe

Amanda Sthephaniehttp://www.todosnegrosdomundo.com.br
Preta. Pobre. Poeta. Periférica. Prounista. Filha de Oxum, tem paixão pela palavra e estuda o último ano de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Advertisment -
- Advertisment -

MAIS LIDAS

COMENTÁRIOS RECENTES