O espetáculo “Alguma coisa a ver com uma missão”, da Cia. Os Crespos, volta em cartaz com diversas apresentações no Estado de São Paulo, passando pela capital e pelas cidades de Franco da Rocha, São Luis do Paraitinga, Santos, Ribeirão Preto e Registro. A temporada se inicia neste domingo (25) e vai até meados de março, contando a histórias de duas personagens – uma gari e uma auxiliar de enfermagem – que viajam pelas águas da Calunga.
Contemplada pelo Proac Circulação de Rua da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, a produção parte dos levantes negros no Brasil e no Caribe, movimentando uma revolução poética a favor da abolição do racismo, de forma que presente e passado se encontram: mesmo após a abolição, negros e negras permanecem submetidos a diferentes violências.
A peça, que tem como inspiração o texto “Lembrança de uma revolução: A Missão” de Heiner Müller, tem sua musicalidade com base nos cantos afro-brasileiros originais de Minas Gerais ainda hoje presentes em manifestações culturais. Os cânticos eram entoados por descendentes de escravos, principalmente nos territórios quilombolas.
A apresentação na rua permite que cada parada se torne um enigma ao público, que por sua vez é imerso numa viagem que lembra revoltas e levantes que culminaram em nossa liberdade atual. Com muita resistência, a Cia. Os Crespos, formada em 2005 e composta por atrizes e atores negros, traz à tona as lutas pela liberdade racial numa peça que – literalmente – caminha por diferentes lugares de São Paulo.
Serviço
Dia 25 de fevereiro, às 19h, na Praça da Casa de Cultura M’Boi Mirim
Av. Inácio Dias da Silva, sem número, Piraporinha (em parceria com a Cia. Sansacroma)
Dia 03 de março – São Luis do Paraitinga
Praça Dr. Oswaldo Cruz, às 20h, seguido de debate
6 de março Praça Sete Jovens
Rua Pedro Pomar – Eliza Maria, zona norte de São Paulo, às 19h (Em parceria com a Terça Afro com debate)
Dias 16 e 17 de março, na Praça Ramos
Centro de SP, às 20h na sexta e sábado Início nas Escadarias do Theatro Municipal
4 de abril – Franco da Rocha
Parque Municipal Benedito Bueno de Morais, Centro, às 18h – Rua Nelson Rodrigues 400, Centro
Classificação etária: Livre
Espetáculo Gratuito
Duração: 75 min