Seminário da Endeavor, uma das empresas parceiras no projeto. Foto: Inova Capital
Percebendo a lacuna entre o número de negros ocupando cargos de chefia nas grandes empresas e o número de negros nas posições de aprendiz, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criou um programa que visa estimular a participação de negros em espaços de liderança, além de dar a afroempreendedores mais autonomia para gerir seus negócios. Denominado Inova Capital – Programa de Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros, o programa pretende investir US$ 500 mil até o final de 2017 para que 30 empresários negros selecionados desenvolvam seus projetos e tenham coaching e mentoria especializada.
Segundo dados do próprio BID, o Brasil tem 11 milhões de empreendedores afrodescendentes e 68 milhões de consumidores negros, mas ainda assim, negros encontram inúmeras barreiras para se consolidar como empresários, tanto pelo racismo, quanto por questões socioeconômicas, que dificultam o acesso dessa população a cursos de especialização como MBA e pós graduação.
O programa foi elaborado em parceria com Endeavor, Anjos do Brasil, Key Associados e juntamente com o Sebrae, prestou a capacitação dos 30 afroempreendedores selecionados. A intenção do projeto é garantir mais equidade entre brancos e negros nas empresas brasileiras e provar que afroempreendedores também podem desenvolver serviços inovadores e com forte impacto social.
Os 30 projetos selecionados passeiam por vários segmentos, desde e-commerce de moda e cosméticos até empresas de recrutamento e capacitação. Você pode conferir todos eles no site Inova Capital.