O Miss Brasil 2016 vai ser realizado no dia 1º de outubro em São Paulo e atualmente as candidatas já se encontram em confinamento na capital paulista.
Da série: representatividade importa sim, cabe destacar que este ano são 6 candidatas negras na disputa. Se tivermos em conta que em total são 27 candidatas, percebemos que 6 mulheres negras é absurdamente desproporcional quando somos a metade da população do país.
Mas enfim, um passo de cada vez, o fato é que estas 6 moças já são vencedoras, pois imaginem a quantidade de racistas que elas conseguiram driblar para estarem representando o seus Estados neste momento, sim sim, não obviemos o caso da concursante ao Miss Piauí (a Miss Esperantina Kayra Nascimento), que obteve o áudio no qual o organizador do evento, Nelito Marques, sugere à uma das candidatas que ao vencer elogie algumas companheiras, “menos a negrinha”. Também não esqueçamos a chuva de críticas e comentários de idignação dos internautas racistas a cada vitória de uma Miss Negra no país.
Enfim, é por estas e por outras que as 6 Misses Negras já são vencedoras, por estarem lá e por abrirem as portas para meninas negras que sonham com seguir carreira no mundo da moda. Por este motivo, faltando menos de uma semana para o concurso, vamos dedicar cada dia para conhecer um pouquinho mais sobre cada uma delas.
BEATRIZ LEITE NALLI – Miss Espírito Santo
A modelo, bailarina e professora de ballet de 18 anos, nascida em Castelo/ES, venceu o Miss Espírito Santo no dia 6 de setembro deste ano, após concursar com outras 14 candidatas.
A sua mãe sempre a inscreveu em concursos de beleza (não é pra menos), com 11 anos ela ganhou o concurso Miss Espírito Santo Mirim e com 16 o concurso Rainha do Sul Capixaba. A jovem modelo tem o sonho de estudar biologia para num futuro trabalhar em alguma ONG.
A candidata, ao entrar para o concurso Miss Brasil declarou: “Eu vou fazer o impossível para ganhar essa coroa. O Estado nunca teve antes uma Miss Afro, com o cabelo crespo. Me sinto honrada em poder participar”.
Mas como é muito mais gostoso ser descrito por amigos… Athilla Hercules a define como “Uma menina Negra, sonhadora e filha de uma mulher Guerreira e batalhadora”.
Deixo vocês com as fotos de Beatriz Leite, muita sorte pra ela!!!