“El Chalino” é o primeiro single solo do trapper Mxrchiori, jovem artista paulistano, que também se tornou pai recentemente. A música chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (25), e se torna um marco e um divisor de águas em sua carreira, que até então seguia por um caminho mais coletivo, junto com o artista KVR no duo “Éosmeninooo”. A inspiração para seu primeiro single vem de Chalino Sánchez, uma personalidade mexicana que foi marginalizada porque suas letras abordavam a realidade do qual estava inserido no passado, como o envolvimento com o narcotráfico. Porém, nessa música Mxrchiori utiliza essa inspiração para falar da sua própria perspectiva de vida, do qual embora também tenha oportunidades para seguir pelo caminho do crime, opta em seguir acreditando em seu sonho e se desenvolvendo artisticamente. O visualizer foi gravado em sua própria quebrada, na Vila Ré, Zona Leste de São Paulo, com produção do selo de Trap ‘A Braba Records’.
Com o intuito de levar de forma artística e lúdica a pauta do crime, e da realidade que todo jovem periférico ultrapassa ao crescer em meio à oportunidades de tomar esse rumo, o artista explica como a figura mexicana atravessou sua criação: “Eu achei ele bem a cara do Trap, eu o vi interligado a essa cena, tipo o cinto de ouro, as armas, as correntes e jóias. Percebi que além dele cantar músicas que eram consideradas apologia naquela época, elas não eram nada mais do que a realidade que ele vivia, então notei essa semelhança dele comigo”. Além de inspirações no subgênero do rap, Mxrchiori também traz elementos e inspirações do funk, sendo uma de suas principais inspirações melódicas o falecido MC Kevin.
O estilo do Trap na atualidade ainda é mal visto por grande parte da sociedade em muitos lugares do mundo, pela falta de conhecimento das pessoas sobre o estilo musical. Optar por esse caminho é se auto afirmar todos os dias em um mercado musical muito vasto, mas ainda cheio de preconceitos. ‘El Chalino’ foi pioneiro no gênero narcocorrido, estilo regional mexicano popular por trazer elementos das vivências no crime para a lírica de suas composições, algo também comum no rap e no funk brasileiro, e que falando de Zona Leste teve artistas que se destacaram como De Menos Crime, Da Leste e DRR, conhecidos nacionalmente pelo sucesso da faixa “Fogo na Bomba”.
Nesse cenário, o artista ainda explica: “Eu fiz de coração esse som, por mais que a referência seja um artista que foi considerado um “bandido” pela sociedade do México. É igual a uma frase que eu sempre falo “Não importa quem falou, no fim sempre acaba morto”, trago El Chalino porque como ele, estou tentando falar de uma forma ficcional sobre a realidade dizendo, por exemplo, que quem fala muito do trampo dos outros acaba morto ou fica parado no tempo”.
Na letra de “El Chalino” o artista apresenta uma ficção em relação a conquistar coisas que antes eram negadas a corpos pretos e periféricos, composição que apresenta resiliência e instiga o público a sonhar. Ele fala de como isso reflete na sua vida “Meu maior sonho é me estabilizar e proporcionar uma vida melhor para minha família, e em relação à carreira eu sou muito atento na cena, uma coisa que eu gosto é a qualidade. A estética que estou tentando fazer é diferente porque sonho em fazer shows pelo mundo a fora e ser uma referência”.
Em Abril de 2022, Mxrchiori participou do single ‘Mercenária’, da cypher ‘A Tropa da Braba’, iniciativa do mesmo selo, e que teve produção musical de Pasz e direção artística de Dachuva. E foi a partir dessa sua participação, que o empresário e artista Dachuva, fundador do selo, decidiu investir em uma produção individual para o artista, com sessões de estúdio, além de suportes nas áreas de Comunicação, Marketing, Jurídico e Executivo.
Para Mxrchiori, ter ‘A Braba Records’ como parceira e produtora é motivo de entusiasmo e ansiedade em relação ao lançamento, nesta que é a última semana do mês da Consciência Negra. Como ele mesmo assume “Eu vou ser bem sincero, estou muito ansioso pra ver esse trabalho lindo nas pistas e a minha expectativa está muito alta, estou sonhando acordado”.
Sobre Mxrchiori
Conhecido como MX, Kauan Marchiori nasceu na Zona Leste de São Paulo e já cantava e mostrava intimidade com a música desde os sete anos. Suas referências são o funk paulista de artistas como Felipe Boladão, MC Primo, Belet e Oreia. Em 2019, formou a dupla ‘Éosmeninooo’, com o MC KVR, e desde 2022 integra o selo ‘A Braba Records’, onde participou da cypher ‘A Tropa da Braba, com o single ‘Mercenária’, que teve produção musical de Pasz e direção artística de Dachuva. No mesmo ano, lança seu primeiro single ‘El Chalino’, inspirado em uma personalidade da música mexicana, do qual conta sobre sua realidade e perspectiva de vida.
Sobre A Braba Records
Lançada em 2020, pelo artista e produtor Dachuva, A Braba Records é um selo musical com foco nos subgêneros atuais do Rap, como o Trap, o Plug e o Drill. Em abril de 2022, o selo lançou a iniciativa ‘A Tropa da Braba’, uma cypher que reúne quatro artistas, com intuito de abrir portas e proporcionar a estrutura da gravadora para jovens artistas periféricos e estreantes da Zona Leste de São Paulo. A partir dessa iniciativa, Dachuva tem selecionado artistas participantes das cyphers para investir em produções individuais com estrutura de produção musical, audiovisual, jurídica, executiva, marketing e assessoria de imprensa. Os lançamentos recentes provenientes da ‘A Tropa Braba’ deram destaque aos artistas Huzz, que já possui mais de 16M de views em seu single ‘Sensacional’ no Youtube e tem o lançamento de seu primeiro álbum previsto para janeiro de 2023. Mxrchiori, que inicia carreira solo a partir do single ‘El Chalino’, inspirado em uma personalidade da música mexicana; e Puro Osso, primeiro artista participante do mini-documentário disponível no canal do selo para retratar a rotina e vivência em comum dos artistas iniciantes e independentes.
Sobre Dachuva
Multiartista, compositor e produtor musical, além de empresário com carreira há mais de 18 anos no segmento musical, com trabalhos em diversos segmentos, desde produções audiovisuais a musicais. Natural de Mato Grosso do Sul, migrou para o Sudeste há mais de 10 anos para investir em sua carreira como artista. Fundador do selo musical ‘A Braba Records’, atualmente seu foco é em seu trabalho solo musical como cantor focado no Trap Romântico, e no empresariamento de novos talentos musicais. Seu primeiro álbum está previsto para o primeiro semestre de 2023. Instagram | Facebook | Twitter | Soundcloud