A Casa Lúdica é um espaço de vivências que associa ancestralidade, autocuidado, consumo consciente, cultura e gastronomia. Fica no bairro da Mooca, em São Paulo (SP). No dia 25 de setembro, a casa celebra cinco anos. Por isso, a data terá uma série de atividades. Com muito teatro, música e comida de qualidade, a diversão está garantida.
Tásia d’Paula, a fundadora e articuladora social, pensou em todos os detalhes da programação. O espaço foi criado pela mineira para ser uma residência artística, que carrega vivências. São múltiplas possibilidades, com um ambiente único e aconchegante.
Entre outras coisas, o espaço pode ser um ninho para projetos autorais de diversas áreas, consultas terapêuticas, trocas artísticas que propaguem conhecimento, boas energias, arte, cultura, oficinas e cursos.
A Casinha: Lugar de resistência e afeto
Cinco anos de Casa Lúdica
O início está previsto para às 11h. E, se você vier, já venha preparede! O dia começa (incrivelmente bem) com café e pão de queijo típicos mineiros.
Mas calma! Esse é só o começo. Às 12h, o almoço começa a ser servido, em homenagem a São Cosme e Damião. O cardápio faz jus a culinária baiana, composto por uma receita completa de caruru, com vatapá, arroz, feijão fradinho, xinxim de frango, farofa de azeite e salada de vinagrete.
Ah e os quitutes têm assinatura da chef Maria Massena, do Tempero da Maninha. Anteriormente, ela já comandou a cozinha do Aparelha Luzia. Agora, passa a incrementar a cozinha da Casa Lúdica todas as sextas-feiras.
Nem só de comida vive essa comemoração…
Logo após o banquete, por volta das 15h, será apresentado o espetáculo de teatro “Contando África em Contos”, da Cia Colhendo Contos e Diáspora Negra.
A peça é sobre um conjunto de narrativas especialmente selecionadas da Etiópia, como por exemplo Os Reis de Gondar, de Gana (Os Sete Novelos) e da Angola (Os Comedores de Palavras). As histórias abordam relações cotidianas como amizade, família, dor, morte, amor, respeito e cooperação, através da oralidade, de geração em geração.
Mas não é só isso. A programação de aniversário da Casa Lúdica também celebrará os novos parceiros: Ateliê Ånima, Añu Saboaria, KIOO Moda (que também completa um ano em setembro) e Orí Cabelos. A Colab existente na casinha já conta com as marcas Agomi, Carla Stela, DaMinhaCor, Mohini, Muito Além Art, Nubia.Afri e Plante Luz.
Isso além de música ao longo de todo o dia. Mas espera aí…
Fica! Vai ter bolo!
Como não poderia faltar, por volta das 18h, terá o “Parabéns a você” com distribuição de bolo de aniversário a todes presentes.
A ideia é celebrar, mas com todo o cuidado. O evento seguirá os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Por R$ 50,00 é possível adquirir o ingresso o antecipado. Basta acessa o Sympla ou por PIX pelo e-mail.
Tásia d’Paula
A belo-horizontina Tásia d’Paula tem 35 anos e é formada em Teatro, pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em Minas Gerais. Sua trajetória artística iniciou-se em 2004, com o espetáculo cênico-musical “O Negro, A Flor e o Rosário”, do grupo Tambor Mineiro, do mestre Maurício Tizumba.
Ainda no teatro, Tásia participou de produções da Cia do Sal e da Cia Mar, do Projeto Buzum e do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação.
Apesar de ser nova,sua carreira é extensa. A atriz atuou em produções audiovisuais para Netflix, HBO, Canal Brasil, SBT e Rede Globo Minas. Sua carreira contemplou a apresentação de eventos para organizações como Rede Brasil do Pacto Global, Grupo Ânima e TV SENAC. Além disso, realizou trabalhos de locução para empresas como o Instituto Baccarelli, Uber e Mercedez Benz e dublou a animação “Chef Jack”, do Immagine Animation Studios. Há sete anos, Tásia d’Paula reside em São Paulo (SP), onde fundou e faz a gestão da Casa Lúdica.