Na última sexta-feira, recebi um convite para participar de uma coletiva de imprensa para falar sobre o BET Awards, que vai ao ar no próximo domingo, 27 de junho, às 21 horas. A coletiva envolvia os três brasileiros de alguma forma ligados à premiação este ano: Djamila Ribeiro, que foi escolhida para ser premiada com o BET International Global Good Award 2021 – Prêmio de Impacto Social; Emicida, que foi indicado ao prêmio “Melhor Artista Internacional”; e MC Dricka, que foi indicada ao prêmio Escolha da Audiência: Artista Revelação Internacional.
Djamila Ribeiro: “A nossa luta é pra que a gente deixe de ser exceção”
MC Dricka no BET Awards 2021
Ao final da entrevista, MC Dricka diz: “vocês não sabem o quanto vocês estão fazendo mais um momento da minha vida feliz”. Dá pra entender. Depois de 13 anos batalhando sozinha, como ela mesma faz questão de reforçar, faz apenas 3 anos que sua carreira realmente decolou.
Ao mesmo tempo, sua garra e dedicação no trabalho também são nítidas: em outra entrevista, ela declara ter 100 faixas gravadas e produzidas, prontas para o lançamento, que ela preparou em cerca de 3 meses.
MC Dricka sabe bem o lugar que ocupa na música: uma mulher negra, lésbica, da periferia que não quer usar seu corpo para vender seu trabalho. E ela fala isso sem criticar as mulheres que optam por isso; só diz que sabe não fazer parte do padrão e que faz questão de subir no palco e conquistar com o gogó.
Nesta mesma entrevista, ela também conta o segredo para que seu show seja considerado um dos melhores shows de funk feminino no Brasil: ao se apresentar com dançarinos (que ela diz escolher justamente para se certificar de que as pessoas estão prestando atenção nela e não nas dançarinas) pelo Brasil, ela faz questão de que eles aprendam passos regionais que aproximem o público da apresentação. E dá certo.
Vem feat internacional por aí, Dricka?
Ao ser questionada sobre parcerias internacionais, Dricka brinca, dizendo que quer desaposentar a Rihanna para que as duas façam um feat. Mas ela também aproveita o momento para reforçar que, muitas vezes, rejeitamos o que as mulheres no funk têm a dizer sob a justificativa de que suas mensagem são muito pesadas, mas apoiamos cantoras internacionais que têm mensagens tão pesadas quanto ou mais.
BET Awards
O BET Awards vai ao ar no próximo domingo, dia 27 de junho, às 21 horas, e será televisionado pelo próprio BET (que você pode assistir pela Pluto TV) e também pela MTV.