Acontece nesta quarta (29), em Salvador, o lançamento oficial da plataforma AfroSaúde, cujo objetivo é conectar pacientes e profissionais de saúde negros de todo o Brasil. O evento de lançamento foi intitulado “I Happy Hour de Profissionais da Saúde Negros” e será gratuito. A cerimônia vai às 19h, no Malembe Food & Drinks, espaço multicultural de referência para a população afrodescendente em Salvador.
De acordo com o um dos fundadores da AfroSaúde, o dentista Arthur Lima, a ideia da rede surgiu a partir da própria experiência dele e dos relatos de pacientes.
“Atuando na área, percebemos o quanto o racismo consegue fazer com que a desigualdade seja latente com os profissionais de saúde negros e essa é uma percepção também dos pacientes que, quando veem um médico, dentista, fisioterapeuta e outro profissional de saúde negro atuando, se espantam positivamente, porque não é comum.”, afirma.
Com o AfroSaúde, Arthur deseja contribuir para “dar visibilidade a esses profissionais e fazer com que os afrodescendentes se sintam mais representados no atendimento em saúde”, completa.
A plataforma
O AfroSaúde foi idealizado pelo dentista Arthur Lima e pelo jornalista Igor Leonardo e, atualmente, possui mais de 900 profissionais pré-cadastrados em todo o País, bem como de outros 1.300 pacientes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
O objetivo da plataforma é valorizar, dar visibilidade aos profissionais de saúde negros e conectá-los a pacientes que buscam representatividade e atendimento mais qualificado em saúde.
O pré-cadastro está sendo feito através do site da plataforma, por meio do qual os interessados também podem obter informações sobre a plataforma e os motivos que levaram à criação da ferramenta.
Por meio da AfroSaúde, o paciente poderá, além de se cadastrar, agendar consultas, enviar mensagem, indicar profissionais, avaliar o serviço, dentre outras funções da plataforma. Os profissionais da área de saúde negros, por sua vez, terão à disposição uma ferramenta pela qual pode ser encontrado, fazer networking, construir uma carteira de clientes, indicar e encaminhar pacientes, dentre outros serviços.