Televisão

“Tá no Ar” é questionado sobre ausência de negros

Nesta terça, às 23 horas, estreia a quinta temporada de “Tá no Ar”, exibido na Rede Globo e conhecido por abordar assuntos polêmicos. Para celebrar mais uma edição do programa humorístico, há duas semanas, foi realizada uma cerimônia de lançamento nos estúdios da Globo do Rio, o Projac, com a presença de atores, roteiristas, diretores, jornalistas e universitários.

Segundo a Folha de São Paulo, durante um bate-papo sobre o programa, dada a palavra aos convidados, uma menina negra questionou o que muitos gostariam, após elogiar que o programa esteja há cinco anos no ar: “Por que não há atores negros?”, com a justificativa de que não se sentia representada.

Embora represente a conquista progressiva de um espaço no principal e mais influente canal brasileiro, “Tá no Ar” – que aborda questões como violência, assédio e conservadorismo – foi inclusive criticado pelo movimento negro após blackface durante um episódio em que atores brancos se pintaram de preto numa paródia do comercial das Casas Bahia. Para reparar o erro, foi apresentado o Branco no Brasil, que expunha as relações de preconceito sob o olhar privilegiado do branco.

No entanto, apesar disso, o elenco permaneceu branco. Para responder à pergunta sobre representatividade negra, Marcius Melhem justificou que “a química de formar um elenco se dá por muitas razões”, acrescentando que gostariam de um programa com representatividade, que aumentaria o leque de opções, e talvez tenha sido uma falha não encontrar uma química com ninguém.

No mesmo sentido, lembrou ainda da participação especial de atores como Érico Brás na temporada passada e que convites a atores negros foram realizados, mas por questões de agenda a participação não foi efetiva. Finalizou reconhecendo a disparidade racial: “Na nossa redação também não tem um negro. É complicado. Na nossa direção não tem um negro. E, se você perguntar se dentro da Rede Globo…”.

 

Compartilhe esta notícia
Load More Related Articles
Load More By Amanda Sthephanie
Load More In Televisão

Facebook Comments

deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Além disso, verifique

Nova temporada de ‘Cidade dos Homens’ estreia hoje

Retratando a violência das favelas brasileiras, especialmente do ...